NPOR 2021 – Como Funciona? Quem tem direito? Como Concorrer
Apesar das muitas dificuldades e do alto empenho necessário para seguir a vida de militar, muitos jovens brasileiros sonham com essa carreira, seja pela qualidade de ensino ou pelo status adquirido.
Um dos locais para obter formação miliar é nos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva, o NPOR. O objetivo desses núcleos é formar aspirantes à oficiais de reserva de segunda classe.
Para participar é preciso participar de um processo seletivo. Confira abaixo mais detalhes sobre o NPOR 2021.
Como funciona NPOR 2021

O NPOR são locais de ensino militar para alunos do ensino médio, cujo objetivo é treinar os alunos à respeito das técnicas e práticas do armamento. Os alunos formados pelo NPOR podem então ingressar o Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE). Além disso, eles podem atuar em quartéis de todo o Brasil.
Existem 56 Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva no Brasil, localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.
Quem pode se inscrever
A inscrição para o NPOR ocorre durante a seleção para o Serviço Militar Obrigatório (alistamento). Dessa forma, apenas homens brasileiros com mais de 18 anos podem participar da seleção. Os candidatos do NPOR devem ter concluído o Ensino Médio ou superior.
Como se inscrever

Para se alistar no Serviço Militar, o cidadão que completa 18 anos em 2021 deve ir até uma sede da Junta Militar em sua cidade e realizar a inscrição portando os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento (original);
- Uma foto 3×4 atual e colorida;
- Comprovante de residência atualizado.
Além disso, o candidato precisa estar solteiro e frequentando o ensino superior, caso seja selecionado para participar do Curso de Formação para Oficiais da Reserva do NPOR.
Processo Seletivo NPOR 2021

O edital do NPOR 2021 ainda não foi divulgado, mas tudo indica que funcionará como nos anos anteriores. Os candidatos que se alistarem para o Serviço Militar Obrigatório e forem considerados aptos durante a Seleção Geral, ou seja, considerado apto “A” sem restrição pela Comissão de Seleção (CS) Geral, serão encaminhados para o NPOR onde participarão de uma seleção especial.
O processo de seleção para ingresso no NPOR é dividido em quatro etapas. Na primeira etapa, os candidatos precisam passar na seleção geral do alistamento.
A segunda etapa tem caráter eliminatório e é composta por uma avaliação da aptidão física e de saúde. Dentre os testes físicos, os candidatos terão de realizar:
- Corrida de 12 min;
- Abdominais;
- Flexão de braços.
Se for considerado apto, o candidato passa para a terceira etapa, também de caráter eliminatório, que é composto por uma entrevista.
A quarta etapa, que é classificatória, é composta por um exame de conhecimentos. O exame possui uma redação e uma prova objetiva sobre os temas Matemática, Português, Geografia e História com nível do 3º ano do ensino médio.
Os candidatos que forem aprovados serão chamados em função da classificação que obtiveram no processo seletivo. Para realizar a matrícula do NPOR é obrigatório que o aluno esteja regularmente matriculado no ensino superior em instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Se o candidato não estiver realizando o ensino superior, ele pode adiar a entrada no NPOR por até 2 anos para que esteja frequentando regularmente a faculdade.
Para que serve
Como mencionamos, o NPOR forma militares para o Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE). Ao contrário dos militares de carreira, esses oficiais permanecem ativos por até oito anos, recebendo todos os benefícios oficiais do Exército e podendo também serem promovidos para mais altos postos, chegando à primeiro-tenente. Ao final dos oito anos como reservista, eles podem ser convocados se houver necessidade no país.
Quais são os benefícios

Dentre os benefícios de participar do NPOR estão a possibilidade de receber ensino bélico de qualidade, formação militar e a oportunidade de servir o país em caso de necessidade.
Demais informações
Como funciona o Curso de Formação para Oficiais da Reserva
As aulas do Curso de Formação para Oficiais da Reserva são ministradas pela manhã. A duração total do curso é de aproximadamente 10 meses. Durante as férias universitárias do meio do ano, as aulas são ministradas também à tarde.
O objetivo desse cronograma é que o aluno consiga aproveitar melhor suas aulas universitárias sem deixar de participar da formação militar.
Comente