Data do Alistamento Militar 2021 – Quando começa o alistamento militar?

Os jovens que vão completar 18 anos durante o ano recorrente devem ficar atentos da data do alistamento militar 2021. Afinal, o procedimento é obrigatório e passível de multa e outras penalidades para quem não cumprir a norma.

Devido a tecnologia, o procedimento para se alistar ficou bem rápido e pode ser feito pela internet sem a necessidade do jovem sair de casa para ir a uma Junta Militar.

Quando começa o alistamento militar 2021

Homens do exército brasileiro respectivamente do exército, aeronáutica e marinha.

Todos os anos abrem inscrições para o alistamento militar, as datas são de 2 de Janeiro ate 30 de Junho.

Ou seja, os jovens tem praticamente um semestre para se alistar podendo fazer isso sem pegar filas.

Para não confundir os jovens, essa data se mantém fixa todos os anos. Isso facilita todo o processo de seleção da Junta Militar de cada região do Brasil.

Como se alistar no Exército 2021?

Os jovens tem duas possibilidades para cumprir essa obrigatoriedade. Uma delas, é comparecendo pessoalmente em uma Junta Militar na cidade onde reside.

A outra, é fazendo isso através do portal do Exército. Para essa opção, basta seguir as orientações abaixo na data do alistamento militar 2021!

  1. Acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  2. Clique em “Quero Me Alistar”;
    Processo de alistamento militar online
  3. Vai aparecer as seguintes opções: Arrimo de família, Exterior, Nome Social, Problema de Saúde e Alistamento Militar. Escolha a opção que se encaixa ao seu caso;
    Processo de alistamento militar online
  4. Ao clicar em uma das opções, abrirá uma tela e você vai precisar preencher o formulário.
    Processo de alistamento militar online

Dependendo da sua opção de escolha, será necessário apresentar documentos que comprovem a situação. A exemplo disso são os casos de arrimo de família, exterior e problemas de saúde.

Laudos médicos, folha de pagamento e outros documentos são exigidos. A lista completa deles podem ser conferidas no momento do alistamento, por isso, é essencial ler com atenção todas as regras.

Como funciona o alistamento militar?

Homens brasileiros no exército segurando artefato bélico

Depois de realizar o alistamento dentro do prazo recomendado, o jovem deve aguardar o contato da Junta Militar que poderá fazer a chamada para a seleção geral.

Durante a seleção geral, os jovens devem comparecer na junta militar portando todos os documentos solicitados. Nesse momento, os jovens serão avaliados de maneira geral, incluindo porte físico e questões de saúde.

Vale lembrar que a maioria dos jovens são dispensados, alguns inclusive de forma automática, sem a necessidade de comparecer na seleção geral.

Isso ocorre porque o Brasil recebe muitas inscrições anualmente devido a obrigatoriedade do alistamento. Ademais, vivemos sem a incidência de guerras, portanto, sem a necessidade de selecionar muitos soldados.

Todavia, a decisão de dispensa deve partir da Junta Militar de cada região, pois somente eles tem acesso ao numero de vagas em aberto naquele ano vigente.

O jovem não tem opção de escolha, inclusive, muitos tem o desejo de servir e não conseguem. Essa decisão é dos responsáveis pelo processo seletivo de cada Junta Militar.

Os selecionados deverão servir pelo período de 12 meses, onde receberão um auxilio de um salário mínimo mensal.

O que acontece se não comparecer no alistamento militar?

O alistamento é obrigatório para todos os cidadãos do sexo masculino, portanto, aqueles que perderam o prazo devem correr atrás para ficar em dia com o serviço militar.

O fim da obrigatoriedade só ocorre depois dos 46 anos de idade. Durante esse período, o documento de Certificado de Reservista sempre será solicitado em diversos momentos da vida.

O cidadão que não tiver esse documento atestando que cumpriu a obrigatoriedade, não vai conseguir fazer os seguintes documentos:

  • RG;
  • Carteira de trabalho;
  • Passaporte;
  • Inscrições em Universidades;
  • Registro em empresas para trabalhar.

Os jovens que não realizarem o procedimento na data do alistamento militar 2021  ou não comparecerem no dia da seleção geral terão que pagar uma multa. Somente depois disso, a situação será legalizada.

Vale lembrar que o alistamento é obrigatório para todos os cidadãos do sexo masculino, inclusive aqueles que apresentam problemas de saúde, deficiência física ou psicológica.

O que ocorre é que mediante a cada situação atípica existe uma conduta diferente, portanto o jovem pode ficar tranquilo que não será obrigado a servir diante de um impedimento maior, entretanto, precisa se alistar para se apresentar ao serviço militar obrigatório.

Comente