CPF na nota SP consulta: benefícios, cuidados e mais!
O Programa Nota Fiscal Paulista foi criado no ano de 2007 com o intuito de incentivar os consumidores a pedirem nota nos estabelecimentos comerciais sempre que efetuarem suas compras.
Ao realizar esse procedimento, o cidadão ganha créditos, concorre a prêmios e ainda, colabora na luta contra a sonegação fiscal. O estado de São Paulo foi o pioneiro nessa ideia e hoje o programa está presente em diversos estados brasileiros como: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, Pará, Amazonas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Distrito Federal.
Quais os benefícios de colocar o CPF na Nota?

Lojas de roupas, calçados, eletrodomésticos, restaurantes e outros tipos de estabelecimentos devem fornecer a possibilidade de colocar CPF na nota para todos os consumidores. Inclusive, isso deve ser perguntado no ato do pagamento.
Nessa hora, o consumidor tem a chance de exercer a sua cidadania e ainda ganhar um dinheiro, sem mencionar que pode concorrer a prêmios mensais. Em São Paulo, os benefícios de colocar o CPF na Nota são:
- Créditos de até 20% do ICMS que ficam disponíveis para saque;
- Sorteio de prêmios mensais que variam de mil reais a 1 milhão;
- Abatimento do IPVA.
Cada estado tem sua política de porcentagem de créditos, abatimentos e premiações. Por isso, é fundamental consultar o regulamento.
Como fazer a consulta da Nota fiscal Paulista?
O saldo nada mais é que os créditos que o consumidor tem a receber, é parte dos impostos sobre as compras realizadas. Uma porcentagem do ICMS simplesmente é devolvida para o consumidor que colocar CPF na nota.
Todavia, para se beneficiar é necessário se cadastrar no programa e pedir para colocar o CPF na nota sempre que fizer uma compra ou pagar uma conta em um restaurante.
Depois de fazer isso, é só acessar o portal para consultar o saldo, é simples:
- Acesse o site https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/;
- Digite o CPF e a senha e clique em “Consultar”;
- Vai abrir uma página do Sistema da Nota Fiscal Paulista e você deve acessar o campo ” Consumidor”, onde será necessário informar novamente o CPF e senha;
- Na tela, aparecerão todas as notas em que você informou o CPF, bem como seus créditos.
Caso tenha esquecido a sua senha, é só clicar em “Esqueci minha senha” e seguir o procedimento solicitado pelo sistema.
Como efetuar o cadastro na Nota Fiscal Paulista?
Pedir CPF na nota, fazer o cadastro no site da Secretaria da Fazenda e resgatar os créditos, são esses os procedimentos que devem ser seguidos para participar ativamente do programa.
Comece se cadastrando agora:
- Acesse o site https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/;
- No lado direito da tela, tem uma aba “Novos Cadastros”, escolha “Cadastro Pessoa Física ou Cadastro Pessoa Jurídica”;
- Informe os dados solicitados;
- Verifique a imagem de segurança e clique em “avançar”;
- Na próxima tela tem mais dados para informar, preencha tudo o que for solicitado e conclua o processo.
À partir daí você já pode inclusive realizar a consulta do saldo das notas que você já informou o seu CPF. Vale lembrar que já é possível pedir nota antes de fazer o cadastro no site.
Quais os produtos geram mais créditos na Nota Fiscal Paulista?
Alguns setores geram mais créditos justamente porque o Governo quer fomentar o consumo de determinados produtos entre os consumidores, a exemplo disso estão:
- Compra de livros, jornais, revistas, peixes e carnes (adquiridos em açougues e peixarias). Para esses, o percentual dos créditos podem chegar a 30%.
Já o consumo em hipermercados, loja de departamentos, variedades e magazines, o percentual do imposto devolvido é de 5%.
Veja aqui mais sobre a Nota da Gente Sergipe e como funciona!
Além disso, o percentual é zerado em artigos comercializados em lojas de fogos de artifício, tabacaria, bebidas alcoólicas, armas e munições, pois o objetivo é justamente desestimular o uso de produtos que trazem riscos à saúde do cidadão.
Ainda existem outros produtos que não dão créditos, são os medicamentos, combustíveis, lubrificantes, artigos de perfumaria e contas de luz, internet e água.
Do momento que o consumidor efetuou a compra no estabelecimento, pode demorar alguns dias para creditar no site da Nota Fiscal Paulista, pois vai depender da loja fornecer os dados.
Comente