Como se Alistar no Exército 2021? Todas as Informações!
Em 2021, se alistar no exército brasileiro é uma obrigação de todos os jovens que completam 18 anos até o final do ano.
Diferente de outros países, passar pelo processo de seleção está previsto na constituição brasileira por lei e, caso o jovem não o cumpra, ele será penalizado integralmente.
Se você nasceu em 2003 e completa 18 anos em 2021, confira abaixo todos os detalhes, como funciona, qual a idade, quais são as penalidades, patentes e até onde é possível crescer como recruta dentro do Exército Brasileiro.
Alistamento Militar 2021

Servir a pátria pode ser uma oportunidade para que os jovens exerçam sua cidadania defendendo a honra do país dentro do exército. Para os que veem dessa forma, ao se alistar, os jovens conseguem desenvolver vários aspectos do humano e profissional.
Isso porque, dentro do exército, os recrutas aprendem vários assuntos, desde habilidades, compromissos e disciplinas que não são lecionados fora dali. Caso você não tenha interesse de ficar, fique tranquilo, alguns jovens podem pedir dispensa do serviço militar com a apresentação de alguns documentos.
Confira abaixo como funciona o Alistamento Militar 2021.
Todos os jovens do sexo masculino devem se apresentar e fazer o pré-alistamento pela internet. Assim, se você completa 18 anos até o final de 2021, é obrigatório que você faça seu cadastro no site do serviço militar ou ainda em alguma Junta Militar mais próxima.
Ao fazer o alistamento, o jovem concorre a seleção no quartel do exército, marinha ou ainda na aeronáutica.
Prazo do Alistamento Militar 2021

Se você precisa se alistar no exército em 2021, saiba que o prazo começa em janeiro e termina em junho. Dessa forma, é preciso ficar atento durante esses seis meses para não esquecer de cumprir essa tarefa obrigatória não só para você, como também para o país.
Caso perca o prazo, o jovem precisa se apresentar à Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência, além de pagar uma multa por descumprir o prazo do alistamento. A multa deve ser paga e será corrigida de 3 em 3 meses. Caso insista em não pagar a multa, o jovem pode sofrer as seguintes penalidades:
- Perde o direito a obter passaporte na Receita Federal;
- Fica impossibilitado de prestar qualquer exame ou matrícula em instituição de ensino;
- Não pode emitir Carteira de Trabalho ou exercer atividade liberal;
- Fica impossibilidade de exercer qualquer atividade pública (como o voto durante uma eleição);
- Não pode mais prestar concurso público.
Se esses motivos te fizeram pensar duas vezes, confira abaixo como é feita a inscrição no Alistamento Militar em 2021.
Como se inscrever no Alistamento Militar em 2021
Com um computador e acesso à internet, fazer o pré-alistamento online é muito fácil. Também existe a possibilidade de fazer todo o cadastro presencialmente, na Junta de Serviço Militar mais próxima da sua casa.
Se quiser saber qual é a junta mais perto de você, basta fazer a verificação no site, clicando aqui.
Alistamento Online
Pela internet, basta seguir os passos abaixo e finalizar o pré-alistamento:
- Acesse o site do Alistamento Online do Exército Brasileiro clicando aqui;
- Em seguida, clique na opção “Quero me alistar”;
- Depois, informe a situação em que você se encontra, como “arrimo”, “nome social”, “problema social” ou, caso não se encaixe em nenhum, basta clicar sobre “alistamento militar”;
- Leia a informação da tela que aparecerá conforme a sua escolha. Então, aperte sobre o quadro que diz “Entendi. Quero prosseguir”;
- Digite seu CPF e senha de acesso registrado e clique em “entrar”;
- Continue sua inscrição, preencha os dados e finalize esse pré cadastro no sistema. Depois de terminar, aguarde a confirmação da sua inscrição e a data em que terá que se apresentar no quartel.
Entenda as etapas do Alistamento Militar 2021
O processo de alistamento é formado por cinco etapas, onde apenas 10% são selecionados para servir no exército. Confira as cinco etapas:
- 1: Alistamento 2021 online;
- 2: Seleção Geral;
- 3: Designação;
- 5: Incorporar.
Vale lembrar que, caso o candidato seja dispensado, ele precisa ir até a JSM para retirar o certificado do alistamento militar em formado de carteirinha de reservista. Dependendo do local, ele é chamado para fazer o juramento da bandeira à pátria.
Caso seja selecionado, o candidato vai avançando de etapa em etapa. Todas essas atualizações são feitas no site do Alistamento Militar, ficando à responsabilidade do candidato verificar periodicamente o portal.
Comente