Como se Alistar na Aeronáutica 2021? Todas as Informações
O alistamento no Serviço Militar é obrigatório para homens no Brasil, mas além disso, ser aprovado é o desejo de muitos jovens que planejam seguir carreira nas Forças Armadas. Para fazer parte da Aeronáutica em 2021, o candidato pode se alistar ao fazer 18 anos ou participar das escolas preparatórias e fazer o exame de admissão.
A Força Aérea Brasileira (FAB) é uma instituição atrelada ao Ministério da Defesa, do Governo Federal, responsável por executar ações relativas à defesa do país no campo aeroespacial, contribuir com a formulação, condução e fiscalização de políticas nacionais que digam respeito à aviação, ao controle do espaço aéreo e às atividades espaciais, além de desenvolver cientificamente e tecnologicamente o Brasil em relação à área, participando de pesquisas e obras de infraestrutura correlatas.
Neste texto, iremos fornecer mais informações sobre como se alistar na Aeronáutica em 2021, qual a documentação necessária e o que acontece em caso de não alistamento no Serviço Militar obrigatório. Fique atento e boa leitura.
Serviço Militar
No ano que completarem 18 anos, os homens brasileiros precisam, obrigatoriamente, se inscrever para o Serviço Militar. O alistamento acontece do primeiro dia útil de janeiro, até o último dia útil de junho e pode ser feito pela internet, no site https://www.alistamento.eb.mil.br/, ou presencialmente, na Junta Militar mais próxima da residência do candidato.
Para o processo online, o jovem precisa preencher o formulário de alistamento militar e informar o número do CPF para validar os dados pessoais, seguindo o passo a passo:
- Acesse o site do alistamento militar;
- Clique em “Quero me Alistar” e, em seguida, em “Alistamento Militar”;
- Informe o número do CPF, data de nascimento e nome da mãe;
- Tenha em mãos os documentos: certidão de nascimento, um documento oficial com foto, comprovante de residência e CPF;
- Siga as orientações e preencha os campos corretamente.
Presencialmente, caso não tenha CPF, o candidato precisa comparecer à junta com os seguintes documentos: certidão de nascimento, ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente); comprovante de residência ou declaração assinada; e um documento oficial com foto (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público) que permita a identificação.
O jovem precisa ainda se atentar ao prazo para Seleção Geral, quando o candidato deverá se apresentar à Comissão de Seleção. A data de comparecimento e o acompanhamento de todo o processo pode ser consultado pela internet, no site do alistamento. Nesta etapa, o candidato deve expressar o desejo de servir pela FAB em 2021, mas não significa que ele será escalado para esta Força Armada e que o pedido será atendido.
A designação para a Aeronáutica dependerá das aptidões pessoais do jovem, que serão atestadas durante os exames de seleção. Em seguida, o candidato fará a matrícula ou incorporação na Força Armada para a qual foi classificado. Na Força Aérea, o jovem ingressa na função de Soldado e começa a se habituar com as rotinas e conhecimentos específicos da instituição.
Exame de admissão

Para quem deseja ingressar na Força Aérea, também é possível participar de uma das escolas preparatórias e se inscrever para os exames admissionais da instituição. Neste caso, são para vagas de dentistas; médicos; farmacêuticos; oficiais de infantaria; oficiais intendentes; sargentos; cadetes do ar; oficiais de apoio; oficiais engenheiros; capelães; engenheiros de aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, computação e aeroespacial.
Cada exame admissional tem seu edital próprio e os candidatos são submetidos a uma prova escrita, exame de aptidão psicológica, inspeção de saúde, avaliação física, prova prático-oral e à validação dos documentos solicitados e descritos no momento da inscrição.
E se não se alistar?
Os homens brasileiros com mais de 18 anos que não se apresentarem ao alistamento terão que pagar multa ao Governo Federal e ficam em débito com o Serviço Militar. Com essa pendência, o jovem perde uma série de benefícios e direitos e não poderá:
- Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
- Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
- Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
- Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
- Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
- Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
- Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
- Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Comente