Alistamento Militar Situação: Verifique aqui!

O alistamento militar é um procedimento obrigatório para todo homem brasileiro que atinge os 18 anos de idade.

Deve ser feito pessoalmente em uma Junta de Serviço Militar ou online, no site específico criado pelas Forças Armadas.

A seguir, apresentamos um guia completo sobre o alistamento militar, com dicas para fazê-lo e acompanhar sua situação/status. Confira e saiba como proceder em cada situação.

Quem deve se alistar?

Homens fazendo continência no exército

O alistamento militar é obrigatório somente para um público específico: homens que atingiram a maioridade, ou seja, alcançaram 18 anos. O procedimento é realizado no mesmo ano em que se alcança essa idade.

Como fazer o alistamento militar

O alistamento pode ser feito de duas formas, presencialmente em uma Junta de Serviço Militar ou pela internet, em site específico criado pelas Forças Armadas. Abaixo, especificamos como funciona cada uma:

Alistamento militar presencial

É necessário se dirigir a uma Junta de Serviço Militar de seu município (o endereço pode ser localizado no site da prefeitura). Na ocasião, tenha consigo documentos pessoais, como o RG, CPF e um comprovante de residência.

Alistamento militar online

O alistamento é feito por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, seja um smartphone, tablet ou computador. Para efetuá-lo, siga este passo a passo que preparamos para lhe ajudar:

  • Acesse o site de alistamento militar (clique aqui);
  • Clique em “quero me alistar”;
    Como fazer alistamento militar online
  • Selecione em qual situação seu perfil se encaixa;
    Como fazer alistamento militar online
  • Informe o número de seu CPF, data de nascimento e nome completo de sua mãe;
  • Clique em “login”;
    Como fazer alistamento militar online
  • Preencha o formulário de alistamento militar com seus dados pessoais;
  • Finalize o procedimento;
  • Salve e imprima o certificado de alistamento militar online.

Como acompanhar a situação do alistamento militar

Acompanhar a situação do alistamento militar é importante para verificar se foi dispensado ou convocado, inclusive quais procedimentos adotar em um desses casos.

Curiosamente, a situação pode ser verificada online, em um processo simples de consulta no site de alistamento. Veja, abaixo, como efetuar essa verificação de informações:

  • Acesse o site de alistamento militar (clique aqui);
  • Clique em “já me alistei”;
    Acompanhar situação do alistamento militar online
  • Informe seu CPF, data de nascimento e nome completo de sua mãe;
  • Clique em “login”.
    Acompanhar situação do alistamento militar online

A consulta online da situação do alistamento pode ser feita a qualquer momento. Caso seja convocado ou dispensado, a página trará essas informações e orientações para proceder corretamente e dar andamento ao processo.

Documentos para alistamento militar

Somente dois documentos pessoais são solicitados para realizar o alistamento militar online, o CPF e RG, mas somente os números, não é preciso encaminhar cópias da documentação.

Caso não tenha CPF, que é o documento mais importante, só será possível realizar o alistamento presencial. Neste caso, recomenda-se apresentar os seguintes documentos em substituição:

  • Certidão de nascimento, prova de naturalização ou certidão de termo de opção;
  • Comprovante de residência atualizado ou declaração de endereço assinada;
  • Documento oficial com fotografia, como a carteira de identidade.

O que ocorre se não se alistar?

O alistamento é obrigatório para homens que completaram 18 anos. Quem atingir essa idade e não o fizer estará em débito com o serviço militar. Como resultado, enfrenta alguns contratempos significativos.

Um que poucos sabem é a necessidade de pagamento de uma multa para regularizar a situação. Trata-se de um valor que aumenta com o tempo, ou seja, quanto mais demorar para se alistar, maior será o montante pago.

Além disso, quem não se alista não consegue realizar serviços públicos básicos, como a emissão de documentos (RG, passaporte, carteira nacional de habilitação, entre outros).

Se prestar concurso público e for aprovado, não poderá assumir o cargo. Caso seja aprovado em um vestibular em universidade pública, não poderá realizar a matrícula e perderá a vaga.

Como é o alistamento militar para mulheres

Alistamento militar feminino

As mulheres não são obrigadas a se alistar, portanto, não precisam fazer o procedimento. Mas, é uma alternativa interessante para aquelas que desejam seguir carreira militar.

Se for esse o caso, os requisitos para o alistamento militar são os mesmos feitos para os homens: ter a partir de 18 anos e ser registrado na Receita Federal com um CPF.

Caso opte por realizar o alistamento militar, o procedimento também pode ser efetuado online ou pessoalmente em uma unidade da região militar, no primeiro semestre do ano em que completar a maioridade.

Comente