Alistamento Militar São Paulo 2021 – Como fazer? Tire suas dúvidas!

Jovens brasileiros do sexo masculino que residem na cidade de São Paulo e que irão completar 18 anos em 2021 já devem saber de sua obrigação número 1: realizar o alistamento militar!

O processo ocorre no país inteiro e é um importante exercício de cidadania dos jovens para proteger sua sociedade e o Brasil.

Confira aqui como fazer o Alistamento Militar São Paulo 2021, como acompanhar o processo, que documentos são essenciais e algumas dúvidas pertinentes!

Como funciona Alistamento Militar São Paulo 2021?

Alistamento Militar 2021

 

Como comentado, o alistamento militar é um ato obrigatório para todos os jovens brasileiros do sexo masculino.

Ao completar 18 anos, você deve se alistar no serviço militar conforme as leis estabelecidas no país. Mulheres também podem demonstrar interesse em seguir carreira militar, mas não é um processo obrigatório, mas sim voluntário.

O Alistamento Militar 2021 começa no primeiro dia útil do ano e segue até o último dia útil de junho, com a finalidade de receber as inscrições de todos os jovens que completarão 18 anos em 2021.

É óbvio que se alistar não significa que você irá cumprir automaticamente o serviço militar. Há detalhes em jogo que você confere a seguir!

Como fazer Alistamento Militar São Paulo 2021?

Alistamento Militar São Paulo

 

Fazer sua inscrição no serviço militar é bem simples e exige poucos passos. Se você não tem acesso à internet, recomenda-se ir até a Junta de Serviço Militar mais próxima, ok? Tenha em mão alguns documentos, como:

  • Certidão de nascimento (caso for brasileiro naturalizado ou por opção, deve-se ter consigo um documento de prova),
  • Comprovante de residência ou declaração assinada,
  • Documento oficial com fotografia.

Agora, se você for realizar o Alistamento Militar São Paulo 2021 pela internet, os passos estão abaixo para lhe auxiliar:

  1. Acesse o site de Alistamento Militar 2021 Online,
  2. Bem intuitivo, o site já sugere onde você precisa clicar: “Quero me alistar”.Alistamento Militar São Paulo 2021 como fazer
  3. Na próxima tela, você encontra algumas opções de situações em que você pode se encaixar ou não, dependendo de sua vida familiar. Se nenhuma delas combina com você, basta clicar diretamente em “Alistamento Militar”.Alistamento Militar São Paulo 2021 como fazer
  4. Agora, tudo o que você tem que fazer é preencher os dados solicitados na tela: CPF, data de nascimento e o nome de sua mãe. Clique em “Login”.Alistamento Militar São Paulo 2021 como fazer

Dê prosseguimento ao processo, mas basicamente ele é simples desta forma.

Como acompanhar Alistamento Militar São Paulo 2021?

Alistamento Militar São Paulo informações

Uma dúvida muito comum é descobrir se você foi selecionado ou não após o período de inscrições.

Se você reparou bem na tela inicial do site do Alistamento Militar, percebeu a opção “Já me alistei”.

É exatamente lá que você deverá clicar para conferir sua situação online.

Bastará você digitar seu CPF, data de nascimento e nome de sua mãe para conferir o resultado e qualquer outra informação/pendência.

Perdeu o prazo de Alistamento Militar São Paulo 2021?

Alistamento Militar São Paulo 2021

Tudo bem, isso pode mesmo acontecer mesmo com um período de inscrições bastante flexível (de praticamente seis meses).

Não há possibilidade de fazer seu alistamento online caso perca o prazo, ou seja, você deverá se deslocar até a Junta de Serviço Militar que existe mais próxima de sua residência, fazer o pagamento de uma multa militar e se inscrever.

Vale lembrar que brasileiros fora do Brasil também precisam fazer o Alistamento Militar, bastando ir até o consulado local e, ao retornar ao país, ir até a Junta Militar para regularizar a situação.

Optar por não se alistar ou mesmo por perder o prazo impedem que você:

  • Faça seu passaporte ou realize a renovação do mesmo,
  • Seja contratado por empresas,
  • Faça contratos com o Governo Federal,
  • Realize matrículas ou exames em estabelecimentos de ensino,
  • Faça inscrição para concursos públicos.

Entre outros exemplos.

Dispensa Alistamento Militar São Paulo 2021

Alistamento Militar São Paulo 2021 dispensa

Em muitos casos, você pode ser dispensado do serviço militar. Isso acontece em razão de diversos fatores, mas os mais comuns são:

  • Excesso de contingência: quando há um número muito grande de inscrições do que o necessário, o que faz com que muitos jovens sejam liberados automaticamente,
  • Arrimo: quando o candidato é o único que sustenta sua família, mas precisa comprovar essa situação com documentação,
  • Problemas de saúde: enfermidades crônicas ou deficiências mental ou física também são motivos para liberação do serviço militar.

Você pode tirar suas dúvidas sobre o Alistamento Militar São Paulo 2021 no site oficial ou mesmo na Junta de Serviço Militar!

Comente