Alistamento Militar Salvador 2021 – Como funciona? Como fazer?

O serviço militar é bem conhecido no Brasil, afinal é uma das carreiras mais renomadas e bastante procuradas pelos jovens do sexo masculino, principalmente.

Muitas mulheres buscam por esta oportunidade, muito embora não seja um processo obrigatório para o sexo feminino, apenas para os homens.

Seja qual for sua escolha de carreira – Exército, Marinha ou Aeronáutica – você precisa saber como funciona corretamente o Alistamento Militar Salvador 2021. Veja todas essas informações aqui!

Como funciona o Alistamento Militar Salvador 2021?

alistamento militar 2021

O Alistamento Militar Salvador 2021 é um processo relativamente simples, mas obrigatório para todo jovem que for completar 18 anos no ano. Isso vale para qualquer canto do Brasil, ok?

A inscrição é feita pela internet ou presencialmente na Junta de Serviço Militar.

Isso vai da preferência de cada um, mas também em casos em que você não possui internet em casa ou mesmo não tem CPF próprio. Nessas duas situações, você precisa fazer seu Alistamento Militar Salvador 2021 de maneira presencial.

Como fazer Alistamento Militar Salvador 2021?

Pelo site oficial do alistamento militar, você pode clicar em ‘Quero me alistar” para seguir com sua obrigação.

Alistamento Militar 2021 como fazer

Nessa opção, você logo precisará selecionar uma das opções que descrevem situações da maioria dos jovens de hoje em dia. Dependendo de sua escolha, o site lhe encaminha para uma página distinta – se você se encaixa em algumas dessas opções, clique na adequada.

Caso contrário, vá na opção “Alistamento Militar”.

Alistamento Militar 2021 como fazer

Depois, basta digitar as informações que são solicitadas para dar início ao seu alistamento: CPF, data de nascimento e nome de sua mãe.

Alistamento Militar 2021 como fazer

Em inscrições presenciais, é preciso que você apresente alguns documentos. São eles:

  • Fotos 3×4,
  • Certidão de nascimento, de casamento ou documento de identidade,
  • Certidão de naturalização – caso você não seja brasileiro nato,
  • Comprovante de residência atualizado ou declaração assinada,
  • Registro de emancipação (para indígenas).

Depois do alistamento, você deve aguardar a análise de seus dados.

O acompanhamento de sua situação pode acontecer por meio do site oficial. Lembra-se da página inicial? Clique na outra opção que existe lá: “Já me alistei”.

Alistamento Militar 2021

Depois, preencha exatamente os dados do processo anterior: CPF, data de nascimento e nome de sua mãe.

Assim, você confere se foi aprovado ou dispensado do serviço militar obrigatório.

Quando fazer Alistamento Militar Salvador 2021?

O Alistamento Militar Salvador 2021 tem um período de inscrição relativamente longo: começa desde o primeiro dia útil do ano e termina no último dia útil de junho.

Portanto, são 6 meses para que todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 consigam fazer sua inscrição.

Você pode conferir outras informações no site oficial do Alistamento Militar ou na Junta de Serviço Militar de Salvador.

Dispensa Militar

dispensa militar

A dispensa militar é uma situação em que o jovem simplesmente é rejeitado do serviço militar no processo de alistamento, o que pode acontecer desde uma forma automática (logo quando você faz a inscrição) ou durante o momento de entrevista.

Geralmente, a dispensa militar em Salvador 2021 pode ocorrer pelo excesso de número de inscrições para o que foi previsto, mas também para jovens que são o único sustento da família e não podem “abandonar” a família, além daqueles que possuem problemas de saúde física, mentais e crônicas.

Se você sofreu dispensa militar, vá até a Junta de Serviço Militar para participar da cerimônia cívica de Juramento à Bandeira para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Não me alistei. Isso é um problema?

Sim, é um problema, pois você está em débito com o governo e algumas situações são restringidas a você e que podem afetar sua vida.

Alguns exemplos claros de impedimentos são:

  • Fazer exame ou se matricular em qualquer instituição de ensino,
  • Assinar contrato com o Governo,
  • Se inscrever em concursos públicos,
  • Tirar a carteira profissional,
  • Tirar ou renovar o passaporte.

Para regularizar sua situação, vá até a Junta de Serviço Militar, pague a multa (é um valor simbólico), fala seu Alistamento Militar Salvador 2021 e pronto!

Comente