Alistamento Militar Rio de Janeiro 2021 – Entenda todo o processo

Se você mora na cidade do Rio de Janeiro e completará 18 anos em 2021, o Alistamento Militar deverá ser realizado. Embora para muitos esse processo seja visto apenas como algo obrigatório, muitos encontram-se realmente interessados em seguir uma carreira militar.

De toda forma, seja de sua vontade ou não ser militar no futuro ou apenas se alistar porque está previsto como obrigação civil, saiba aqui como funciona o Alistamento Militar Rio de Janeiro 2021.

Entenda várias particularidades, como se alistar corretamente e tire dúvidas!

Como funciona Alistamento Militar Rio de Janeiro 2021?

Alistamento Militar Rio de Janeiro

O Alistamento Militar é um momento obrigatório para todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em cada respectivo ano.

Alistar-se é muito simples, mas existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração. O primeiro deles remete ao prazo: você tem desde o primeiro dia útil do ano em que você completar 18 anos até o último dia útil de junho para fazer a sua inscrição.

Pode parecer um período relativamente longo de prazo para alistamento, mas muitos jovens acabam deixando a tarefa de lado até perderem o tempo.

Além disso, é essencial estar atento aos documentos que você deve ter consigo para fazer o alistamento (online ou presencial), assim como em situações de dispensa.

No caso das mulheres, o alistamento não é obrigatório, mas se for do interesse de alguma, é possível se alistar e servir à Pátria também.

Como fazer Alistamento Militar Rio de Janeiro 2021?

O Alistamento Militar Rio de Janeiro 2021 pode ser feito de maneira presencial, se deslocando até a Junta de Serviço Militar mais próxima, ou online, no site oficial.

Pelo site oficial, você deve realizar o seguinte:

  1. Na página inicial, clique no botão “Quero me alistar”.Alistamento Militar 2021 como fazer
  2. A seguir, opte por alguma das opções que estão presentes que definem melhor sua situação como pessoa ou clique em “Alistamento militar”.Alistamento Militar 2021 como fazer
  3. Na nova tela, você precisa digitar três informações: seu CPF, sua data de nascimento e o nome completo de sua mãe. Clique em “Login” quando estiver tudo pronto.Alistamento Militar 2021 como fazer

Comece a fazer seu Alistamento Militar Rio de Janeiro 2021 a partir desse ponto, onde você preencherá outras informações importantes.

Não se preocupe que o processo não demora muito e é bem tranquilo.

Acompanhar Alistamento Militar

Se você já se alistou e quer ficar de olho em sua situação (se foi selecionado ou dispensado), saiba que isso é possível também através do site oficial.

  1. Na página inicial, você deve ter notado que ao lado do botão de “Quero me alistar” existia outro chamado “Já me alistei”. É nele que você deverá clicar.Alistamento Militar 2021
  2. Preencha os campos com o CPF e data de nascimento, bem como o nome de sua mãe. Clique em “Login” e veja como anda seu processo de alistamento!

Fácil, não é?

Documentos para Alistamento Militar Rio de Janeiro 2021

Alistamento Militar Rio de Janeiro 2021

Em ocasiões em que você não possui acesso à internet em casa ou mesmo prefere que tudo se resolva pessoalmente, o seu alistamento pode ser realizado presencialmente.

Dirija-se até a Junta de Serviço Militar da cidade para se alistar, mas lembre-se de estar com os documentos abaixo em mãos:

  • Certidão de nascimento ou de casamento,
  • RG,
  • Certificado de naturalização ou termo de opção, caso você não seja brasileiro nato,
  • Foto 3×4,
  • Certificado de alistamento militar, se você já se alistou fora do país, por exemplo, ou na marinha,
  • Comprovante de residência.

A seleção para o alistamento ocorre entre os meses de julho e outubro. Muitos candidatos são liberados de maneira automática enquanto outros são selecionados para uma segunda fase.

Na segunda etapa, tais selecionados passam por avaliações físicas e psicológicas para verificar se possuem aptidão em seguir carreira militar.

Não me alistei no prazo. O que faço?

Alistamento Militar Rio de Janeiro 2021

Primeiramente, entenda que a não realização do Alistamento Militar Rio de Janeiro 2021 no período determinado lhe impede de muitos acontecimentos, afinal você está em pendência com o serviço militar.

Por isso, procure a Junta de Serviço Militar da cidade e regularize sua situação, com os documentos citados acima para alistar-se, além de pagar uma multa militar como punição.

Por que fui dispensado?

A dispensa militar pode acontecer por diversos motivos, mas geralmente os principais fatores são:

  • Excesso de contingência: situação em que há um número muito grande de inscrições que ultrapassa a quantidade de vagas, o que permite que muitas delas sejam liberadas de primeira,
  • Arrimo: ocorre quando você é a única pessoa responsável pelo sustento da família, desde que comprove essa situação,
  • Problemas de saúde: determinadas enfermidades crônicas, além de deficiências física e mental podem causar dispensa,
  • Outra carreira: certos jovens em alguns cursos superiores podem obter dispensa do exército, pois já podem apresentar um plano de carreira para suas vidas.

Mesmo com dispensa, você precisa ir até a Junta Militar para participar da cerimônia cívica de Juramento da Bandeira. Você recebe o seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Comente