Alistamento Militar Recife 2021 – Junta Militar, Locais, Data, Documentos – Acompanhar Online

O alistamento militar Recife 2021 deve ser feito por todos os jovens que possuem 18 anos ou vão completar até 30 de Junho.

Essa é uma obrigatoriedade no país e passível de multa e outros problemas para os cidadãos que não cumprirem a lei.

Cada estado possui suas juntas militares, elas são responsáveis por administrarem o processo de alistamento das cidades próximas. Entenda!

Como fazer o alistamento militar Recife 2021?

Os jovens tem duas formas de cumprirem a lei, uma delas é comparecendo a uma junta militar da cidade e a outra, mais simples e rápida é fazendo o procedimento pela internet.

Confira como fazer isso!

  1. Acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  2. Clique em “Quero Me Alistar”;
    Alistamento militar online
  3. Perceba as seguintes opções: Arrimo de família, Exterior, Nome Social, Problema de Saúde e Alistamento Militar;
    Alistamento militar online
  4. Escolha a opção que se encaixa ao seu caso;
    Alistamento militar online
  5. Note que abrirá uma tela e você vai precisar preencher o formulário.

Para cada uma dessas opções tem recomendações específicas, portanto, leia com bastante atenção.

Os casos onde os jovens são arrimos de família, é necessário apresentar documentos que comprovem tal afirmação no alistamento. Geralmente são solicitados documentos como: Folha de pagamento, certidão de nascimento de filhos (se tiver), certidão de casamento e outros.

O mesmo procedimento para confirmar a informação será solicitado para os jovens que moram fora do Brasil, esses devem comparecer na embaixada para comprovar a sua condição e realizar o procedimento necessário.

Aqueles que possuem problemas de saúde, precisam apresentar o laudo médico.

Documentos necessários

Homens brasileiros do exército brasileiro com fardas

Durante o alistamento militar Recife 2021 online, são solicitadas todas as informações do jovem. Porém, ele vai precisar apresentar os seguintes documentos pessoalmente, caso for chamado para a seleção presencial.

  • RG ou carteira de motorista;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento;
  • Título de eleitor;
  • Documentos comprobatórios em caso de arrimo de família, jovens no exterior e problemas de saúde.

É necessário ler atentamente o regulamento no site do alistamento.

Como funciona o processo de alistamento?

O primeiro passo é fazer o alistamento militar Recife 2021, depois é só aguardar, o mesmo pode fazer o acompanhamento do pedido online usando o CPF e senha criados no momento da inscrição.

Depois de um mês aproximadamente, aqueles que fizeram o alistamento receberão um contato da Junta Militar, que pode ser mensagem de texto no celular ou e-mail. Nessa hora, eles informarão sobre o local onde o jovem deverá comparecer para a seleção geral.

Porém, em alguns casos e em determinadas regiões, pode ocorrer uma dispensa automática por excesso de contingência. Nesse contexto, o jovem só deve comparecer em uma Junta Militar para retirar o certificado de reservista.

Como no Brasil não há guerras, a maioria dos jovens são dispensados, pois com a obrigatoriedade de alistamento, todos os anos as juntas militares recebem muitos cadastros que ultrapassam ao número de vagas.

A porcentagem selecionada passa por testes físicos e de saúde para assegurar que estão aptos a servir.

Como fazer o acompanhamento?

Depois de realizar o alistamento militar Recife 2021, o cidadão pode acompanhar como está o processo online. Confira!

  1. Acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  2. Clique em “Já me alistei”;
    Como acompanhar processo de alistamento online
  3. Preencha os dados CPF, Data de Nascimento e Nome da Mãe, clique em login.
    Como acompanhar processo de alistamento online

Pronto, tudo referente ao seu alistamento estará na tela.

Os jovens dispensados podem seguir suas vidas normalmente, porém, precisam retirar o documento (certificado de reservista), pois ele será solicitado para diversas coisas como: Tirar passaporte, fazer matrícula em escolas, universidades e cursos, ser registrado em empresas para trabalhar, etc.

Aqueles que não fizerem o alistamento ou não comparecerem a Junta Militar, caso forem chamados, além de terem dificuldades para realizar determinadas burocracias, ainda estarão sujeitos a multa.

Com relação aos jovens selecionados para servir, eles devem ficar a disposição da Junta Militar por pelo menos 1 ano, para isso, eles recebem um salário  mínimo.

À partir da seleção, eles são encaminhados para a seleção complementar e incorporação, onde irão se familiarizar com os recrutas e a rotina e práticas comuns no ambiente militar. Ao longo do ano, eles são destinados a atividades inerentes ao serviço militar.

Comente