Alistamento Militar Recife 2021 – Junta Militar, Locais, Data, Documentos – Acompanhar Online
O alistamento militar Recife 2021 deve ser feito por todos os jovens que possuem 18 anos ou vão completar até 30 de Junho.
Essa é uma obrigatoriedade no país e passível de multa e outros problemas para os cidadãos que não cumprirem a lei.
Cada estado possui suas juntas militares, elas são responsáveis por administrarem o processo de alistamento das cidades próximas. Entenda!
Como fazer o alistamento militar Recife 2021?
Os jovens tem duas formas de cumprirem a lei, uma delas é comparecendo a uma junta militar da cidade e a outra, mais simples e rápida é fazendo o procedimento pela internet.
Confira como fazer isso!
- Acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br/;
- Clique em “Quero Me Alistar”;
- Perceba as seguintes opções: Arrimo de família, Exterior, Nome Social, Problema de Saúde e Alistamento Militar;
- Escolha a opção que se encaixa ao seu caso;
- Note que abrirá uma tela e você vai precisar preencher o formulário.
Para cada uma dessas opções tem recomendações específicas, portanto, leia com bastante atenção.
Os casos onde os jovens são arrimos de família, é necessário apresentar documentos que comprovem tal afirmação no alistamento. Geralmente são solicitados documentos como: Folha de pagamento, certidão de nascimento de filhos (se tiver), certidão de casamento e outros.
O mesmo procedimento para confirmar a informação será solicitado para os jovens que moram fora do Brasil, esses devem comparecer na embaixada para comprovar a sua condição e realizar o procedimento necessário.
Aqueles que possuem problemas de saúde, precisam apresentar o laudo médico.
Documentos necessários

Durante o alistamento militar Recife 2021 online, são solicitadas todas as informações do jovem. Porém, ele vai precisar apresentar os seguintes documentos pessoalmente, caso for chamado para a seleção presencial.
- RG ou carteira de motorista;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento;
- Título de eleitor;
- Documentos comprobatórios em caso de arrimo de família, jovens no exterior e problemas de saúde.
É necessário ler atentamente o regulamento no site do alistamento.
Como funciona o processo de alistamento?
O primeiro passo é fazer o alistamento militar Recife 2021, depois é só aguardar, o mesmo pode fazer o acompanhamento do pedido online usando o CPF e senha criados no momento da inscrição.
Depois de um mês aproximadamente, aqueles que fizeram o alistamento receberão um contato da Junta Militar, que pode ser mensagem de texto no celular ou e-mail. Nessa hora, eles informarão sobre o local onde o jovem deverá comparecer para a seleção geral.
Porém, em alguns casos e em determinadas regiões, pode ocorrer uma dispensa automática por excesso de contingência. Nesse contexto, o jovem só deve comparecer em uma Junta Militar para retirar o certificado de reservista.
Como no Brasil não há guerras, a maioria dos jovens são dispensados, pois com a obrigatoriedade de alistamento, todos os anos as juntas militares recebem muitos cadastros que ultrapassam ao número de vagas.
A porcentagem selecionada passa por testes físicos e de saúde para assegurar que estão aptos a servir.
Como fazer o acompanhamento?
Depois de realizar o alistamento militar Recife 2021, o cidadão pode acompanhar como está o processo online. Confira!
- Acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br/;
- Clique em “Já me alistei”;
- Preencha os dados CPF, Data de Nascimento e Nome da Mãe, clique em login.
Pronto, tudo referente ao seu alistamento estará na tela.
Os jovens dispensados podem seguir suas vidas normalmente, porém, precisam retirar o documento (certificado de reservista), pois ele será solicitado para diversas coisas como: Tirar passaporte, fazer matrícula em escolas, universidades e cursos, ser registrado em empresas para trabalhar, etc.
Aqueles que não fizerem o alistamento ou não comparecerem a Junta Militar, caso forem chamados, além de terem dificuldades para realizar determinadas burocracias, ainda estarão sujeitos a multa.
Com relação aos jovens selecionados para servir, eles devem ficar a disposição da Junta Militar por pelo menos 1 ano, para isso, eles recebem um salário mínimo.
À partir da seleção, eles são encaminhados para a seleção complementar e incorporação, onde irão se familiarizar com os recrutas e a rotina e práticas comuns no ambiente militar. Ao longo do ano, eles são destinados a atividades inerentes ao serviço militar.
Comente