Alistamento Militar Porto Alegre 2021: Como e onde fazer, Documentos

O alistamento militar é um dos processos obrigatórios existentes no país, que ocorre anualmente para todo jovem do sexo masculino que completar 18 anos. Ou seja, se você completará 18 anos em 2021 e reside em Porto Alegre, é necessário saber como funciona.

Vale lembrar que para as mulheres o alistamento não é obrigatório, mas quem se interessa pode fazer a inscrição voluntária para seguir carreira militar.

Entenda todo o Alistamento Militar Porto Alegre 2021 abaixo!

Quando e como fazer Alistamento Militar Porto Alegre 2021?

Alistamento Militar 2021

A ação de Alistamento Militar Porto Alegre 2021 tem, assim como todos os anos, prazos: a inscrição deve ser realizada entre os meses de janeiro a junho, pelo site oficial ou presencialmente na Junta de Serviço Militar.

Todo brasileiro do sexo masculino que em 2021 completar 18 anos tem a obrigação de fazer o alistamento e isso vale para quem está no exterior também, ok?

O Alistamento Militar Porto Alegre 2021 pela internet é bastante simples:

  1. Acesse o site oficial do Alistamento Militar Online,
  2. Na tela inicial, clique em “Quero me alistar”.Alistamento Militar 2021 como fazer
  3. A seguir, clique sobre a opção que melhor define sua situação/perfil. Caso contrário, opte pela alternativa “Alistamento Militar”.Alistamento Militar 2021 como fazer
  4. Na próxima página, digite as informações solicitadas: seu CPF, data de nascimento e nome da mãe. Clique em “Login”. Alistamento Militar 2021 como fazer

Assim, você dá prosseguimento ao alistamento militar tranquilamente.

É possível acompanhar a situação de seu cadastro também por este site até que você receba as informações sobre dia, hora e local de apresentação para as Forças Armadas.

Caso você não possua CPF ou ainda tenha perdido o prazo para fazer o Alistamento Militar Porto Alegre 2021, é fundamental se dirigir à sede da Junta de Serviço Militar da capital gaúcha – isso vale apenas para cidadãos residentes na cidade.

O endereço da Junta de Serviço Militar de Porto Alegre é Rua Luis Manoel, 100 – Bairro Santana. O horário de atendimento é das 7h até às 14h, sem fechar ao meio-dia.

Documentos

Alistamento Militar Porto Alegre 2021

Para o alistamento presencial, tenha em mãos uma das seguintes opções de documentação:

  • Documento de identidade sem abreviações (original e cópia),
  • Certidão de nascimento (original e cópia),
  • Certidão de casamento (original e cópia),
  • Certidão de naturalização (original e cópia),
  • Certificado de assinatura do termo de opção (original e cópia).

Além disso, apresente um comprovante de residência de Porto Alegre, original e cópia também.

É importante saber que você pode adiar sua apresentação na Seleção Geral, mas você deve se enquadrar em alguns casos:

  • Estar cursando a 1ª ou a 2ª série do Ensino Médio e quer concorrer à seleção para o CPOR, porém a exigência desta é escolaridade mínima da 3ª série do Ensino Médio, o que pode liberar o adiamento por mais um ou dois anos até que a escolaridade seja atingida,
  • Estiver cursando a 3ª série do Ensino Médio ou já possuir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ser candidato a um curso da área médica, como Medicina, Farmácia, Veterinária ou Odontologia.

O adiamento pode ser solicitado por um ou dois anos até que se defina a aprovação ou rejeição no vestibular para um destes cursos.

  • Já ser aluno de cursos da área médica, o que facilita a solicitação de adiamento pelo tempo de duração do curso.

Claro que deve-se comprovar a frequência nas aulas e outras informações.

  • Ser aluno de curso de formação religiosa, o que pode solicitar adiamento por até oito anos até que se complete o curso no seminário ou congregação em que estiver vinculado.

Também precisa comprovar informações.

Seleção Geral: como é?

Alistamento Militar Porto Alegre 2021

É importante que você entenda que o seu processo de alistamento não necessariamente já o coloca como aprovado na seleção, pois este é apenas o primeiro passo obrigatório para os jovens.

A Seleção Geral acontece entre os meses de fevereiro e novembro e serve basicamente para a avaliação dos recrutas a partir de critérios estabelecidos pelas Forças Armadas, que na realidade são uma combinação da força física e a aptidão de analisar situações.

A dispensa militar, ou seja, a reprovação ou exclusão de determinado candidato, acontece por determinados motivos, entre os quais se destacam:

  • Portadores de deficiência (física ou mental),
  • Arrimo de família,
  • Convicção religiosa.

Para obter a dispensa em alguma situação deve-se apresentar documentos que comprovem tal fato.

Os jovens dispensados devem ir até a Junta de Serviço Militar no intuito de participar da cerimônia cívica de Juramento à Bandeira e receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Comente