Alistamento Militar Obrigatório – Como funciona?

Todo o brasileiro do sexo masculino que faz 18 anos no ano recorrente deve fazer o alistamento militar obrigatório. O serviço militar começou em 1542 quando se percebeu que o Brasil precisava se organizar para se defender dos inimigos estrangeiros e os índios rebeldes.

Naquele tempo, todo homem de 14 a 60 anos precisava se alistar, mas, muita coisa mudou com relação a prestação do serviço militar, inclusive os requisitos. Depois de muitas leis ao longo desses anos, a Constituição Federal confirmou a obrigatoriedade do alistamento militar em 1988, diante do artigo 143 .

“O Serviço Militar é obrigatório nos termos da lei”.

Como funciona o alistamento militar obrigatório?

Alistamento brasileiro obrigatório para homens

Todos os anos, os jovem que completam 18 anos devem fazer o alistamento militar obrigatório. Por causa da tecnologia avançada, é permitido fazer isso pela internet de maneira bastante simples, ou se preferirem, podem comparecer em uma Junta Militar mais próxima de casa para fazer isso pessoalmente.

Após preencherem o formulário de alistamento, os jovens devem aguardar o contato da Junta Militar para a seleção geral.

Vale ressaltar que nem todos os jovens inscritos são chamados para a seleção, alguns são dispensados automaticamente. O motivo disso, é o excesso de cadastros recebidos, e como o Brasil não tem guerra, não tem vagas para todos os alistados.

A seleção acontece conforme a demanda da Junta de cada região.

Os selecionados, devem comparecer no endereço informado munido de todos os documentos informados no momento da inscrição. Lá, eles serão avaliados através de testes de aptidão física e saúde.

Caso forem escolhidos, serão orientados para a fase de incorporação no serviço militar.

Os jovens devem servir por 12 meses, nesse período, eles serão remunerados.

Aqueles que forem dispensados, devem comparecer na Junta Militar para buscar o certificado de reservista, um documento bastaste importante que será requisitado em diversas situações do cotidiano.

Durante o processo de seleção geral, os jovens poderão demonstrar sua preferência frente ao Exército, Marinha ou Força Aérea. Porém, o atendimento do pedido só é feito diante da disponibilidade de vagas e preenchimento dos requisitos.

Quanto é o salário de quem se alista no exército?

Homens brasileiros do exército com instrumentos bélicos

Os jovens que fazem o alistamento militar obrigatório recebem uma ajuda de custo no valor de um salário mínimo vigente.

Além disso, são fornecidos a eles o uniforme, alimentação e auxilio saúde.

Nesse primeiro período, é o tempo para um se tornar soldado. Depois de 1 ano, ele pode escolher se deseja prosseguir servindo, o tempo máximo é de 7 anos.

Depois disso, caso queira fazer carreira como Oficial, deverá participar de processos seletivos e treinamentos com duração de mais 1 ano.

Quem não pode servir o exército?

O alistamento militar é obrigatório, porém, existem ressalvas para algumas situações. Confira quem pode ser dispensado do exército!

  • Arrimos de família;
  • Jovens que vivem no Exterior;
  • Portadores de doenças crônicas;
  • Portadores de deficiências físicas e mentais.

Existe uma observação também para os jovens que estejam cursando faculdade, especialmente nos casos de Medicina, Farmácia, Odontologia, Veterinária e Teologia.

Eles podem solicitar o adiamento da corporação até o término do curso, depois disso, eles devem comparecer a uma Junta Militar para concorrer a uma vaga para servir como médico, farmacêutico ou dentista. Ou em último caso, ser dispensado.

O que acontece ao brasileiro que não se alistar ou não comparecer na seleção geral?

Homens do exército brasileiro marchando com farda e bota

Em ambas as situações, o jovem estará em débito com o serviço militar do Brasil. É preciso entender que o alistamento militar é obrigatório, a ausência dele poderá acarretar uma série de problemas, entre eles:

  • Incidência de multa;
  • Problemas na obtenção ou renovação de passaporte e carteira de trabalho;
  • Não conseguirá assinar contrato de trabalho com nenhuma empresa;
  • Será impedido de fazer vestibular, concursos e se matricular em qualquer Instituição de ensino;
  • Receber qualquer benefício o prêmio do Governo Federal.

O jovem precisa do Certificado de Reservista para fazer todas as coisas, não importa se for informando que já serviu ou foi dispensado. A falta desse documento vai impedir o acesso a muitos serviços ao longo da vida.

Para fazer o alistamento militar obrigatório, clique aqui e siga todas as orientações de preenchimento de formulário do portal!

Comente