Alistamento Militar Manaus 2021 – Junta Militar, Locais, Data, Documentos – Acompanhar Online

O alistamento militar Manaus 2021 deve ser feito por todos os jovens de 18 anos ou que completam essa idade até o dia 30 de Junho do mesmo ano. No Brasil, todos os cidadãos do sexo masculino são obrigados a passar por essa etapa.

Alguns jovens serão selecionados para servir, enquanto que outros serão dispensados do serviço militar. Contudo, em ambos os casos receberá o certificado de reservista, um documento que deverá acompanhar o cidadão por boa parte da sua vida, pois será solicitado em muitas ocasiões.

Como fazer o alistamento Militar Manaus 2021?

Quando a tecnologia era inexistente, os jovens deviam comparecer a uma Junta Militar quando fizessem 18 anos. A Junta Militar é um local que pertence a Prefeitura de cada cidade, é onde o jovem deve se apresentar e também retirar o seu certificado de reservista.

Nos tempos atuais, a Junta Militar continua atendendo os jovens que comparecem pessoalmente para fazer o alistamento. Entretanto, é mais rápido e fácil optar pelo procedimento online.

Confira como fazer o alistamento militar Manaus 2021 pela internet!

  1. Acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  2. Clique em “Quero Me Alistar”;
    Como fazer o alistamento Militar Manaus online
  3. Note as seguintes opções: Arrimo de família, Exterior, Nome Social, Problema de Saúde e Alistamento Militar.
  4. Escolha a opção que você se encaixa;
    Como fazer o alistamento Militar Manaus online
  5. Ao selecionar uma das opções, abrirá uma tela com várias questões, preencha tudo corretamente.
    Como fazer o alistamento Militar Manaus online

Pronto, clique em confirmar e o alistamento foi feito. Agora, é só aguardar um contato da Junta Militar que pode ou não chamar você para uma seleção.

Não fique surpreso se você não for chamado para se apresentar e já receber o comunicado de dispensa. Isso acontece bastante, afinal, todos os anos muitos jovens se alistam causando um excesso de contingência.

Agora, se você for chamado para uma seleção, então, existem chances de ser convocado. É nesse momento que ocorre a análise do perfil físico e de saúde do jovem, sendo aprovado, ele será encaminhado para servir por um determinado tempo.

Locais para o alistamento

Se você não quiser se inscrever online, poderá comparecer em uma Junta Militar de Manaus. Confira o endereço:

Endereço:

Rua Visconde de Mauá, S/N
Centro – Manaus – AM – CEP 69.005-430
Próximo ao Paço Municipal

Informações:
(92) 3232-5012
(92) 3215-2505

Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta – 08h00 às 13h00

Datas

O alistamento militar Manaus 2021 começa no primeiro dia útil de Janeiro e termina no dia 30 de Junho. Nesse período, os jovens precisam fazer o procedimento, caso contrário, estarão passíveis de multa.

Além disso, sem o certificado de reservista, eles nunca poderão tirar documentos importantes como: RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista e Passaporte.

Inclusive, serão impedidos de fazer matrícula em Universidades e também em empresas para trabalhar. Ou seja, de uma forma ou outra, esse documento deverá fazer parte da vida do jovem.

Documentos necessários

Alistamento militar: homens com armamento bélico em posição

O cidadão deve apresentar os seguintes documentos no momento da apresentação na Junta Militar:

  • RG e CPF;
  • Documento de residência;
  • Certidão de nascimento.

Os jovens que se alistaram nos casos especiais como: Arrimo de família, portadores de necessidades especiais, doenças ou exterior devem apresentar também todos os documentos que comprovem a condição.

Geralmente aqueles que são responsáveis pelo sustento da família devem mostrar a certidão de casamento, folha salarial e também a certidão de nascimento dos filhos, se houver.

No caso de doenças, o laudo médico deve ser apresentado. Enquanto que os jovens que residem fora do Brasil precisam comparecer na Embaixada para realizar o procedimento legal para essa situação.

Confira com a Junta Militar ou no site no momento do alistamento os demais documentos que devem ser mostrados nesses casos.

Como fazer o acompanhamento online do alistamento militar?

Pela internet, o procedimento de alistamento militar Manaus 2021 é bastante facilitado, confira!

  1. Acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  2. Clique em “Já me alistei”;
    Como acompanhar processo online de alistamento
  3. Preencha os dados CPF, Data de Nascimento e Nome da Mãe, clique em login;
    Como acompanhar processo online de alistamento
  4. Pronto, na próxima tela já vai aparecer qual será o seu próximo passo.

Pode ser que você tenha sido dispensado e só precisa retirar o seu certificado de reservista ou então, pode ser que você tenha que comparecer na Junta Militar para a seleção. Fique atento as instruções!

Comente