Alistamento Militar Goiânia 2021 – Junta Militar, Locais, Data, Documentos – Acompanhar Online

Os jovens de 18 anos da região estão aguardando o alistamento militar Goiânia 2021, uma ação obrigatória que deve ser feita todos os anos por pessoas do sexo masculino nessa faixa etária.

É importante que o cidadão tenha em mente que o não cumprimento dessa obrigatoriedade pode gerar multas e inconvenientes futuros, pois o mesmo não conseguirá fazer o passaporte, matrícula em escolas ou universidades, bem como ser admitido em empresas para trabalhar.

Como fazer o alistamento militar Goiânia 2021?

Para evitar os transtornos que o jovem pode ter ao longo da vida ficando inadimplente com os serviços militares, o único meio é realizando o alistamento.

Ele pode ser feito de duas formas:

  • A primeira, o jovem pode comparecer na junta militar da cidade e se alistar pessoalmente;
  • A segunda é realizando tudo online de um jeito descomplicado e rápido.

Para fazer o alistamento militar Goiânia 2021 pela internet, confira o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br/
  2. Clique em “Quero Me Alistar”;
    Como fazer alistamento militar online
  3. Vai aparecer as seguintes opções: Arrimo de família, Exterior, Nome Social, Problema de Saúde e Alistamento Militar. Escolha a opção que se encaixa ao seu caso;
    Como fazer alistamento militar online
  4. Ao clicar em uma das opções, abrirá uma tela e você vai precisar preencher o formulário.
    Como fazer alistamento militar online

Preencha o formulário corretamente informando seus dados de contato, pois é através deles que a Junta Militar irá entrar em contato com você para agendar a seleção geral.

Além disso, leia com atenção a relação de documentos que você vai precisar apresentar quando se apresentar na Junta Militar.

Datas

Homens brasileiros do exército

O alistamento militar Goiânia 2021 e em todo Brasil acontece à  partir do dia 2 de Janeiro até 30 de Junho.

Ou seja, os jovens tem um prazo bem longo para realizar o cadastro no site.

Depois disso, a Junta Militar vai analisar os cadastros e fazer a convocação para a seleção geral. Isso geralmente pode levar 1 mês ou mais.

Locais

A seleção geral acontece na Junta Militar da sua cidade ou proximidades. O objetivo é analisar todos os documentos do jovem e também ver se ele tem um bom porte físico e saúde para servir.

Vale lembrar que a maioria dos jovens são dispensados do serviços militares antes da seleção geral, isso porque há excesso de contingência. Além disso, vai depender da quantidade de vagas de cada região.

Como acompanhar o processo online?

Após realizar o alistamento, os jovens devem aguardar o contato da Junta Militar e acompanhar pela internet.

Para isso, siga o procedimento à seguir:

  1. Acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  2. Clique em “Já me alistei”;
    Como acompanhar processo de inscrição do alistamento militar
  3. Preencha os dados CPF, Data de Nascimento e Nome da Mãe, clique em login.
    Como acompanhar processo de inscrição do alistamento militar

O resultado e instruções aparecerão na tela.

Quem pode ser dispensado?

Existem diversas formas de dispensa, são elas:

  • Arrimo de família – Quando o jovem é responsável pelo sustento da família;
  • Exterior – Aqueles que moram fora do Brasil;
  • Problemas de saúde – Pode ser tanto físico como mental;
  • Estudos – Em alguns casos, jovens que passaram em medicina ou teologia podem ser liberados para concluírem o curso. No entanto, depois de finalizar, devem comparecer a junta militar para saber se vão precisar servir com sua habilidades ou estão dispensados de fato;
  • Excesso de contingência – A maioria dos jovens brasileiros são dispensados por esse motivo, pois o Brasil não tem guerra. Porém, isso não é de escolha dele, é a Junta Militar que decide, inclusive, muitos jovens querem servir e não conseguem por essa razão.

É fundamental compreender que cada uma dessas formas de dispensa possui regras específicas. Isso quer dizer que o jovem deverá comprovar a condição na Junta Militar através de documentos.

Salvo exceções para o excesso de contingência que é aleatório e Exterior que deverá comparecer na embaixada do Brasil no País onde reside para preencher um formulário.

No momento do alistamento militar Goiânia 2021, essas instruções e questões documentais estarão devidamente explicadas para que o jovem não tenha dúvida sobre o que deve fazer durante o processo.

Em caso de dúvidas, a Junta Militar funciona o ano inteiro e está a disposição para ajudar o cidadão presencialmente ou através de telefone.

Comente