Alistamento Militar Feminino: Como Funciona? Veja aqui!

O alistamento militar feminino não é obrigatório, logo, mulheres não precisam fazer esse procedimento. Mas, existe uma situação específica em que sua realização é recomendada: quando se quer conhecer a carreira militar.

Nesse caso, como realizar o alistamento militar feminino?

A seguir, damos orientações para efetuá-lo de maneira correta, inclusive dicas para acompanhá-lo. Confira e saiba como proceder!

Como funciona o alistamento militar feminino

Como funciona o alistamento militar feminino

Curiosamente, há poucos anos a mulher não tinha permissão para se alistar. Se quisesse se dedicar a uma carreira militar, teria de ingressar em órgãos das Forças Armadas por meio de concurso público.

Mas, essa situação mudou com um projeto de lei aprovado que prevê o alistamento militar para mulheres. Neste caso, elas se alistam para patentes iniciais (oficial ou sargento, por exemplo) que serão exercidas por período pré-determinado, variando de um até oito anos.

Se quiserem, depois desse período, continuar na área militar, deverão prestar concurso público e tentar uma nova vaga no órgão de seu interesse (Aeronáutica, Exército ou Marinha).

Logo, o alistamento militar feminino é uma alternativa interessante para mulheres que se interessam pela carreira militar e querem conhecê-la melhor antes de tentar um concurso e uma vaga efetiva na área.

Quem pode fazer o alistamento militar feminino?

Para fazer o alistamento militar feminino temporário, como é frequentemente chamado, é preciso cumprir alguns pré-requisitos estabelecidos em editais de processos seletivos. Conheça, a seguir, quais são eles:

  • Ter a partir de 18 anos de idade;
  • Caso se aliste para a patente de oficial ou praça, precisa ser brasileira nata;
  • Ter a altura mínima de 1,55 metro;
  • Possuir a formação solicitada para a patente (curso superior, ensino médio ou curso técnico).

Vale mencionar que requisitos específicos podem ser adicionados a essa lista, que traz somente os mais recorrentes. Verifique se seu perfil se encaixa no que é solicitado analisando o edital do processo seletivo.

Como fazer o alistamento militar feminino

O alistamento feminino é feito em regiões militares correspondentes às áreas de residência ou interesse das candidatas. Abaixo, indicamos como efetuar o procedimento e tentar uma vaga em órgãos militares:

  • Acesse a página dedicada ao ingresso de militares temporários (clique aqui);
  • Role a página e em “acesse a região militar que você tem interesse”, clique na área de sua residência ou preferência;
    Como fazer o alistamento militar feminino
  • Clique sobre o processo seletivo de seu interesse;
  • Selecione “inscreva-se”, botão que só estará disponível durante o período oficial de inscrição citado no edital do processo de seleção;
  • Preencha o formulário de inscrição e faça o upload de documentos solicitados;
  • Finalize a inscrição.

Como acompanhar o alistamento militar feminino

O acompanhamento pode ser realizado diretamente na página do processo de seleção, ou seja, a mesma em que se alistou. Nela, são divulgadas listas de convocação para exames, como os de aptidão física, além de resultados de testes realizados.

Documentos para o alistamento militar feminino

Mulheres participando do alistamento militar feminino

A lista de documentos solicitada para realizar o alistamento feminino varia de acordo com a patente desejada. De modo geral, é solicitada a seguinte documentação para se inscrever na seleção:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de endereço atualizado ou declaração de residência assinada;
  • Currículo lates (para patentes que exigem formação superior);
  • Currículo padrão (para demais patentes);
  • Habilitação de motorista nas categorias exigidas para a patente.

É importante mencionar que durante o processo seletivo são solicitados outros documentos. Conforme for avançando nas etapas, sempre verifique no site do processo seletivo o que é preciso apresentar em cada nova fase.

Alternativas para seguir carreira militar

Mulheres militares seguindo carreira

Caso queira se dedicar exclusivamente à carreira militar sem passar por um período atuando como temporária, a única forma de conseguir isso é prestar e ser aprovada em um concurso público para escolas militares.

Há uma maneira simples de saber quais concursos/processos seletivos estão abertos, basta verificar o site oficial das escolas de formação militar. Abaixo, indicamos quais são elas e suas respectivas páginas:

Nas páginas é possível obter informações precisas sobre concursos em aberto e verificar editais, para entender exatamente como os processos seletivos funcionam e se preparar melhor para realizar todas as etapas.

Comente