Alistamento Militar Brasília 2021 – Como funciona? Inscrição e Situação

O serviço militar é uma das carreiras mais populares do Brasil, mesmo que para alguns esta seja uma visão apenas obrigatória que se dá através do Alistamento Militar.

Para você que fará 18 anos em 2021, a notícia é meio óbvia: é momento de se alistar e cumprir com seu ato de cidadania para com a nação, não esquecendo é claro que isso é, como dito, não opcional.

Veja como funciona o Alistamento Militar Brasília 2021, como fazer a inscrição, como acompanhar a situação, quais são os documentos necessários, o que é a dispensa militar e muito mais!

Como funciona Alistamento Militar Brasília 2021?

Alistamento Militar Brasília 2021

Para você que precisa se alistar em 2021 por completar 18 anos deve entender que o período de alistamento tem duração de seis meses – o primeiro semestre de todos os anos permite a inscrição dos jovens do sexo masculino de maneira presencial ou virtual.

O procedimento é bastante simples. Presencialmente você precisa ir até a Junta de Serviço Militar da cidade, mas caso prefira a opção virtual é só acessar o site oficial.

Depois desta primeira fase – de alistamento –, os que são aprovados passam para a segunda etapa que envolvem as avaliações físicas e psicológicas para então decidir quem entrará para o serviço militar e quem será dispensado.

Como fazer Alistamento Militar Brasília 2021?

Para você que reside na capital do Brasil, entenda como fazer o alistamento militar em 2021:

  1. Acesse o site oficial,
  2. Na página inicial, clique em “Quero me alistar”.Alistamento Militar 2021 como fazer
  3. Escolha uma das opções que surgem na tela que melhor se encaixam com seu perfil. Caso contrário, apenas clique em “Alistamento Militar”.Alistamento Militar 2021 como fazer
  4. Preencha os dados solicitados: CPF, data de nascimento e nome completo de sua mãe.Alistamento Militar 2021 como fazer

Dê continuidade com o preenchimento do que aparecer para terminar o Alistamento Militar Brasília 2021.

Para alistamento presencial, que acontece principalmente para quem não tem acesso à internet ou para quem não tem CPF, é essencial que você vá até a Junta de Serviço Militar com alguns documentos em mãos. São eles:

  • Certidão de nascimento,
  • Documento de brasileiro naturalizado ou por opção, caso você não seja brasileiro nato,
  • Comprovante de residência ou declaração assinada,
  • Documento oficial com foto, como o RG, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, etc.

Apresente outra documentação se acreditar necessário, caso você precise de assistência médica, por exemplo, mas mesmo assim você acabará passando por uma avaliação de um médico militar antes de ser dispensado.

Como acompanhar Alistamento Militar Brasília 2021?

Para conferir a situação de seu alistamento, basta clicar em “Já me alistei” na página inicial do site oficial do Alistamento Militar.

Alistamento Militar Brasília 2021

Preencha os dados solicitados, que são os mesmos dos passos da inscrição e pronto: você descobre como está o andamento de sua solicitação.

Lembre-se que o período de inscrições vai de janeiro a junho, enquanto que o período da seleção geral acontece entre julho e novembro.

Não comparecer em casos de convocação às organizações militares significa crime militar, ok?

O que acontece se não ocorrer alistamento?

Alistamento Militar Brasília 2021

Assim como o não comparecimento em caso de convocação, a falta de alistamento militar traz consequências, afinal você está infringindo algo obrigatório do governo.

Alguns dos problemas são:

  • Não ser capaz de tirar passaporte ou realizar renovação,
  • Não conseguir oficializar emprego como funcionário, empregado ou se associar em uma instituição, associação ou empresa oficial,
  • Não ser liberado para assinar um contrato com o Governo,
  • Não poder prestar um exame ou se matricular em qualquer instituição de ensino,
  • Não poder se inscrever em concurso público.

Lembre-se que é fundamental se alistar, pois ainda existe a possibilidade de você ser dispensado.

A dispensa pode acontecer, em casos de excesso de contingência, de arrimo (quando você é o único sustento da família) e problemas de saúde física, mental ou crônico.

Estudantes que possuem vagas garantidas em instituições de ensino e com carreiras praticamente planejadas, mas não é algo cem por certo certo.

Comente