Alistamento Militar Belo Horizonte 2021 – Junta Militar, Locais, Data, Documentos – Acompanhar Online
O alistamento militar Belo Horizonte 2021 é destinado para os jovens que completam 18 anos até 30 de Junho do mesmo ano. Essa é uma ação obrigatória em todas as cidades do Brasil.
Os cidadãos do sexo masculino que não fizerem o alistamento terão problemas, inclusive para conseguir serviços básicos como emissão de documentos, fazer matrículas em escolas e universidades, ser contratado em empresas e outros.
O procedimento é simples e pode ser feito pela internet ou através do comparecimento na junta militar.
O que é junta militar?
Junta militar é um local onde os jovens fazem o alistamento e retiram o seu documento. Todas as cidades do Brasil possuem uma unidade, com exceção dos municípios muito pequenos, nesse caso, o cidadão deve se dirigir para uma cidade mais próxima que oferece o serviço.
Os jovens que não tem acesso fácil a internet podem se alistar na Junta Militar mais próxima da sua casa.
Como fazer o alistamento militar Belo Horizonte 2021 pela internet?
O procedimento é rápido e fácil, basta seguir o passo a passo a seguir:
- Acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br/;
- Clique em “Quero Me Alistar”;
- Assim que fizer isso, vai abrir uma tela com as seguintes opções: Arrimo de família, Exterior, Nome Social, Problema de Saúde e Alistamento Militar;
- Escolha a opção que se adéqua ao seu caso;
- Ao clicar em uma das opções, abrirá uma tela e você vai precisar preencher o formulário.
Vale lembrar que se escolher alguma das opções como problemas de saúde, arrimo de família e exterior, vai precisar comprovar isso através de documentos específicos.
Em todas as situações, o jovem será chamado a uma junta militar, a menos aquele que fizer o alistamento e no momento, exista uma excesso de contingência, então, o mesmo será dispensado automaticamente.
Documentos necessários
Depois de fazer o alistamento online, a junta militar chama os inscritos para analisar os documentos e também, para o processo de seleção, caso houver necessidade de completar o quadro de soldados no exército.
Nessa seleção, eles analisam as condições físicas do jovem e se existem impedimentos para servir.
Os documentos que devem ser apresentados são:
- CPF;
- RG;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento ou de casamento, se for o caso.
Aqueles que informaram ser arrimo de família, possuem alguma doença ou moram no exterior devem também levar documentos que comprovem essa condição.
Quais as datas previstas?
O alistamento militar Belo Horizonte 2021 deve ser feito à partir do primeiro dia útil do mês do Janeiro até dia 30 de Junho. Esse é um longo prazo para que os jovens realizem a inscrição, depois disso, a Junta Militar fará a convocação de alguns candidatos.
O processo deve ser acompanhado online, além disso, o jovem precisa ficar atento aos seus meios de contato como telefone e e-mail.
Como realizar o acompanhamento online de todo o processo de alistamento?
A convocação será informada através do site, por isso, é fundamental consultar periodicamente.
O processo é dividido em várias etapas ao longo do ano, são elas: Alistamento, Seleção Geral, Incorporação e Matrícula.
Você pode acompanhar tudo isso de forma online, confira!
- Acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br/;
- Clique em “Já me alistei”;
- Preencha os dados CPF, Data de Nascimento e Nome da Mãe, clique em login.
Todos os dados sobre o seu alistamento militar Belo Horizonte 2021 aparecerão na tela e você deve seguir as instruções informadas.
Quem pode ser dispensado do serviço militar?
Como o Brasil não tem guerra, é comum que os jovens sejam dispensados de forma automática, muitas vezes, sem precisar comparecer a junta militar para seleção.
Isso acontece porque existe um excesso de contingência devido a obrigatoriedade de fazer o alistamento. Porém, mesmo dispensado, o mesmo terá que retirar o documento CDI em uma junta militar, Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios após pagar uma taxa.
Jovens que são responsáveis pelo sustento da família também são dispensados desde que apresentem certidão de casamento, comprovante de renda e outros documentos comprobatórios.
Aqueles que possuem algum tipo de doença que impossibilite servir, devem mostrar o laudo médico. Por fim, quem reside fora do Brasil precisa comparecer na embaixada brasileira e seguir as orientações repassadas.
Comente