Alistamento Militar Belém 2021: Como funciona, Como fazer, Situação

A carreira militar é extremamente atraente para muitos jovens que buscam uma oportunidade repleta de benefícios financeiros e profissionais, afinal há crescimento na área das Forças Armadas escolhida.

Seja na Marinha, Exército ou Aeronáutica, o Alistamento Militar é o processo obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos.

Em Belém, o processo para 2021 é relativamente simples, mas deve ser cumprido. Veja tudo sobre isso aqui conosco!

Como funciona Alistamento Militar Belém 2021?

Alistamento Militar 2021

O Alistamento Militar Belém 2021 é, como comentado, obrigatório para jovens que completam 18 anos. Ou seja, se você completa 18 anos em 2021 é fundamental realizar a inscrição para o processo do serviço militar.

Para mulheres, o Alistamento Militar é facultativo, por isso ele pode ser feito apenas se a mulher realmente tiver interesse em seguir carreira militar.

Para fazer o alistamento, deve-se saber que há um prazo específico todos os anos e que dura seis meses: começa desde o primeiro dia útil de janeiro até o último dia útil de junho.

Mesmo assim, com um prazo tão longo, alguns jovens acabam esquecendo ou perdendo o período. Consequentemente, o jovem fica em “dívida” com o país e fica com alguns direitos bloqueados até que a situação se regularize.

Como fazer Alistamento Militar Belém 2021?

Alistamento Militar Belém 2021

O processo de Alistamento Militar Belém 2021 pode ser realizado tanto pessoalmente, dirigindo-se até uma Junta de Serviço Militar, quanto online, um modo mais fácil e prático.

Tradicionalmente e para quem não possui internet em casa, ou mesmo CPF, o comparecimento a uma Junta de Serviço Militar é essencial. Você deve estar com seus documentos pessoais em mãos e ir durante o primeiro semestre, enquanto durar o período de alistamento.

Em Belém, a Junta de Serviço Militar está localizada no Espaço das Palmeiras – Trav. 1º Março, entre Ó de Almeida e 28 de Setembro, no Bairro da Campina.

Por outro lado, se você preferir uma inscrição via internet, é possível acessar o site oficial.

  1. Na página oficial, clique em “Quero me alistar”.Alistamento Militar 2021 como fazer
  2. A seguir, selecione a situação que mais se encaixa com seu perfil, caso contrário escolha “Alistamento Militar”.Alistamento Militar 2021 como fazer
  3. Informe os dados solicitados: CPF, data de nascimento e o nome de sua mãe. Depois, basta clicar em “Login”.Alistamento Militar 2021 como fazer

A partir destes passos, você deverá preencher mais alguns dados que surgirão na tela, em uma espécie de formulário.

Finalize o processo e aguarde o chamado!

Documentos para alistamento presencial

Para o alistamento militar online, o único documento necessário é o CPF. Por outro lado, para a inscrição presencial você deve portar outras documentações. Veja quais são:

  • Documento de identificação com foto, como RG, carteira de trabalho, carteira profissional ou seu passaporte,
  • Certidão de nascimento (caso você seja estrangeiro, apresente prova de naturalização ou documento equivalente,
  • Comprovante de residência ou declaração assinada.

Fique de olho nas datas para não perder o período de Alistamento Militar Belém 2021 e as cumpra! O não cumprimento do alistamento obrigará você a pagar uma multa (valor é bem baixo, não se preocupe, mas o valor é atualizado a cada 3 meses, então não demore) e fazer o alistamento imediatamente.

Situação Alistamento Militar Belém 2021

Para acompanhar a situação de seu processo de Alistamento Militar Belém 2021, você pode acessar o site oficial novamente e clicar em “Já me alistei” na página inicial.

Alistamento Militar 2021

Informe os dados solicitados (CPF, data de nascimento e nome da mãe) e clique em “Login”.

Alistamento Militar 2021 como fazer

Para os jovens que não possuem CPF, a dica é se dirigir até a Junta de Serviço Militar para conferir o andamento do processo.

Após a finalização do mesmo, cada jovem recebe um Certificado de Alistamento Militar.

Para aqueles que sofrem dispensa, o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Essa dispensa pode ocorrer por vários fatores, mas é muito comum quando há excesso de contingente (muitas inscrições para poucas vagas), jovens que se estão na situação de arrimo (que são o único sustento da casa) e para jovens que possuem deficiência física ou mental.

Comente