Alistamento Militar 2021 – Guia Completo

O alistamento militar é para todos os jovens do sexo masculino, que completam 18 anos no ano de 2021. É obrigatório e, quem não o fizer terá que arcar com as consequências da falta desse documento.

Para não perder nenhum prazo e ter problemas no futuro, veja aqui esse guia completo sobre o que é e como realizar o alistamento militar 2021.

Saiba as documentos necessários, aprenda a acompanhar e descubra quais são as consequências de quem não o faz:

O que é alistamento militar?

O alistamento militar nas Forças Armadas brasileiras é obrigatório para os jovens do sexo masculino com 18 anos. Os convocados deverão realizar o Serviço Militar, um treinamento que envolve a formação e serviço militar.

O prazo para alistamento é do dia 1º de janeiro até 30 de junho do ano em que o jovem completa 18 anos. Ou seja, mesmo que o jovem completar 18 anos em dezembro de 2021, deverá se alistar entre janeiro e junho do mesmo ano.

Após o período de alistamento, parte desses jovens são convocados a servir em uma das três Forças Armadas. Os demais são dispensados.

Quem deve fazer

Devem se alistar todos os jovens do sexo masculino que vão completar 18 anos em 2021. O alistamento militar é obrigatório para rapazes. Mas, meninas que queiram servir ao exército podem se alistar de maneira voluntária ou ainda ingressar em uma das escolas militares para seguir carreira no exército.

Quando fazer o alistamento militar

O prazo para alistamento militar obrigatório deve ser realizado entre os dias 01 de janeiro até 30 de junho do ano em que o rapaz irá completar 18 anos. Ou seja, meninos que completarão 18 anos entre o dia 01 de janeiro à 31 de dezembro de 2021, devem se alistar entre os meses de janeiro e junho.

Após esse período, quem não se alistar estará em dívida com o serviço militar. A partir de 01 de julho, ainda é possível fazer o alistamento para regularizar a situação, neste caso será cobrado uma multa diária por atraso.

O alistamento fora do período deve ser feito obrigatoriamente na junta de serviço militar mais próxima.

Como fazer o alistamento militar

Há duas formas de realizar o alistamento militar: presencial ou online.

O alistamento militar presencial é feito na junta de serviço militar mais próxima. Basta se dirigir até ela levando consigo os documentos pessoais. Já o alistamento militar online, siga os passos abaixo:

  • Acesse: https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  • Clique em “Quero me alistar”;
    Como fazer o alistamento militar
  • Clique em “Alistamento militar – Não me encaixo em nenhum dos itens anteriores, continue meu Alistamento”.
    Como fazer o alistamento militar

Há outras opções, como “Arrimo”, para jovens que são os únicos responsáveis pelo sustento da família ou ainda “Exterior”, para brasileiros que moram no exterior e não possuem CPF.

Nestes casos, o jovem deverá preencher as informações solicitadas que comprovem a situação. Eles serão dispensados do serviço militar.

Como fazer o alistamento militar

Documentos necessários

Os documentos necessários para realizar o alistamento militar 2021 são:

  • CPF;
  • 2 fotos 3×4 (presencial);
  • Certidão de nascimento ou, se for o caso, prova de naturalização ou certidão do termo de opção;
  • Comprovante de residência ou declaração assinada.

Ao optar por realizar o alistamento direto na junta militar, leve também um documento oficial com foto (como carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte ou outro documento). Esse documento servirá para identificação, caso seja necessário.

Caso realize o alistamento militar online, bastará informar os dados acima, conforme solicitado no site oficial.

Acompanhamento do alistamento militar

Para realizar o acompanhamento do seu alistamento, acesse o site: https://www.alistamento.eb.mil.br/ e clique em “Já me alistei”.

Acompanhamento do alistamento militar

 

Você será redirecionado para uma página de login, sendo necessário informar o seu CPF, data de nascimento e o nome da mãe. Clique em “Login” para prosseguir.

Acompanhamento do alistamento militar

Consequências em não se alistar

Quem não faz o alistamento militar no ano que completa 18 anos, estará em débito com o serviço militar. Dessa forma, terá algumas consequências, já que o alistamento é obrigatório.

Em algumas situações, é necessário apresentar o Certificado de Alistamento Militar, mesmo sendo dispensado do serviço militar. Sem esse documento, o jovem não poderá prestar concurso público, tirar passaporte, realizar matrícula em universidade entre outros.

Caso o jovem perca o prazo do alistamento militar, ele deverá ir até a junta militar mais próxima e realizá-lo. Neste caso, haverá a cobrança de um multa por não ter feito dentro do período estipulado.

Comente