Alistamento Militar 2021 – Acompanhar Processo Online

É possível realizar o acompanhamento do alistamento militar online.

O procedimento é bem simples e, o jovem precisará ter em mãos apenas o número do seu CPF.

Veja aqui como realizar o acompanhamento, além de outras informações importantes sobre o alistamento militar obrigatório:

Como fazer o alistamento militar

O alistamento militar pode ser feito de duas formas, a mais tradicional é ir até a junta de serviço militar mais próxima levando consigo seus documentos pessoais.

Outra maneira de se alistar é pela internet, no site https://www.alistamento.eb.mil.br/. Neste caso, basta acessá-lo e clicar em “Quero me alistar”. Em seguida, clique em “Alistamento Militar”.

Como fazer o alistamento militar online Como fazer o alistamento militar online

Depois será necessário preencher algumas lacunas em branco com seu CPF, data de nascimento e o nome da mãe, clique então em “Login”.

Como fazer o alistamento militar online

Em ambos os casos será necessário informar o seu CPF e, no alistamento presencial, leve também o comprovante de residência, a certidão de nascimento e duas fotos 3×4.

Acompanhamento do Alistamento Militar

O acompanhamento é feito no site https://www.alistamento.eb.mil.br/, o mesmo em que o jovem poderá se alistar. Ao acessá-lo, clique em “Já me alistei”. Preencha as informações solicitadas, sendo elas:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe.

Clique em “Login”. Em seguida você poderá ver o seu cadastro e o andamento do seu alistamento militar. É importante fazer esse acompanhamento para saber se foi dispensado ou encaminhado a seleção para servir em uma das Forças Armadas brasileiras: Marinha, Exército ou Aeronáutica.

Como saber se fui dispensado?

Militares brasileiros fazendo saudação

Você saberá se foi dispensado realizando o acompanhamento no site. Contudo, é importante frisar que mesmo os dispensados deverão ir à Junta de Serviço Militar para prestar o Jurando à Bandeira e receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Esse Certificado de Dispensa de Incorporação deverá ser apresentado sempre que for solicitado o comprovante de Alistamento Militar.

Contudo, se você foi dispensado, mas mesmo assim gostaria de servir as Forças Armadas, poderá ingressar como militar temporário por um período de tempo determinado ou ainda atuar como militar de carreira passando em um concurso público e/ou frequentando uma escola militar.

Como funciona a seleção

O procedimento para o serviço militar obrigatório é dividido em três etapas:

  • Alistamento Militar obrigatório;
  • Seleção Geral;
  • Incorporação/Matrícula.

O alistamento militar é quando o jovem se apresenta na Junta Militar ou realiza o alistamento pela internet.

A seleção geral acontece entre os meses de julho a outubro. E, participam os jovens que completam 18 anos em 2021, além daquelas que fizeram o alistamento fora do prazo.

Os jovens são selecionados a partir de alguns critérios, sendo dois principais que estão relacionados. O vigor físico com a capacidade analítica. Além disso, também considera o nível de informação ou formação cultural, aspectos culturais, psicológicos, morais e também de acordo com a classe social.

Os jovens convocados para a Seleção Geral deverão comparecer à Comissão de Seleção no dia e local agendado. Essa informação estará no verso do Certificado de Alistamento Militar, ou ainda pela internet. Para conferir, faça a sua consulta online com seus dados pessoais.

Durante a Seleção Geral o jovem deverá indicar se deseja prestar serviço na Marinha, Aeronáutica ou no Exército. Contudo, apesar de sua preferência, o jovem será encaminhado para onde suas aptidões pessoais irão ser úteis.

Por último, os jovens selecionados para o serviço militar irão receber um treinamento em Organização Militar (quartel) da Marinha, Exército ou Aeronáutica. Isso acontecerá por um período pré-determinado.

Durante esse treinamento, ele irá realizar atividades físicas e aprenderá noções de hierarquia, disciplina e civismo.

O que acontece com quem não faz o alistamento militar?

Militares no exército brasileiro

O alistamento militar é obrigatório para todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 e, deve ser feito entre os meses de janeiro e junho. Quem não se alistar nesse período estará em débito com o serviço militar.

O Certificado de Alistamento Militar é solicitado em vários momentos, como para tirar passaporte, prestar concurso público ou ainda realizar a matrícula em uma universidade. Quem não faz o alistamento, não terá esse documento. Portanto não poderá tirar o passaporte, assumir cargos públicos ou entrar para o ensino superior.

Quem estiver em débito com o alistamento militar deverá realizá-lo o quanto antes, mesmo após o período inicial (janeiro a junho). Neste caso, participará da Seleção Geral no ano seguinte (2022).

Comente