O que é CRM

Existem várias definições, a que uso mais é a da Gartner Group:

CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa. (Fonte: Gartner Group).

Se sua empresa ou escritório precisa melhorar o relacionamento com seus clientes, USE CRM! 


Antecipe as necessidades de seu cliente, saia na frente da concorrência. Conheça melhor seus clientes! 

Identifique os problemas assim que surgirem e RESOLVA os problemas dos seus clientes! 

Encontre oportunidades de negócios dentro da sua empresa, analise suas vendas, potenciais clientes, novos produtos!

CRM é usado para coletar os dados da empresa e consolidá-los em um banco de dados central, analisando esses dados e distribuindo os resultados da análise aos vários pontos de contato com o cliente. As informações são usadas para interagir com o cliente. (Fonte: Gartner Group).

Onde você pode usar o CRM na sua empresa! As utilizações são as mais diversas, como:

-Segmentação de clientes - Separe seus clientes por grupos de necessidades, desta forma você ganha tempo e direciona sua energia. 

-Definição de potencial de mercado - Você consegue identificar em valores o quanto você pode faturar e assim definir seu plano de ação.

- Manutenção do Relacionamento - Saiba tudo que acontece em sua empresa pelos históricos de conversa com os clientes, identifique quais clientes estão insatisfeitos, quais compram mais, quem esta deixando de comprar, quem pode comprar mais, como anda seu relacionamento com o cliente. Facilite a vida do seu cliente!

- Criar lealdade dos seus clientes - Mantenha eles mais próximos e com confiança no seu produto e contato.

- Aumentar faturamento (up-seling , cros-selling e re-selling) - Ofereça produtos complementares a uma venda ou um produto que o cliente precisara no futuro. Em muitas empresas esta estratégia aumenta em até 30 % as vendas.

-Controle e melhoria da equipe - Saiba como esta o desempenho dos seus vendedores, quais estão mais empenhados, o que pode ser melhorado ou aonde investir para que seus vendedores sejam os mais produtivos.

- Agendamento de tarefas - Planeje as ações da empresa e de seus funcionários, cada um tem uma responsabilidade e pode fazer muito pela empresa, acabe com agendas e post-it...tudo fica a vista de todos e a empresa ganha tempo.

-Unificação de Informações - Chega de cada vendedor ter os dados "secretos" sobre o cliente e quando ir embora, ninguém sabe nada. 

O conhecimento aliado com atitude é poder, acabe com planilhas de excel em vários cantos, bases separadas, vários sistemas. Tudo deve ficar em um local centralizado e a disposição de todos para a EMPRESA e ter RESULTADO!