A teoria da Cauda Longa e um exemplo prático - Cat Shop

Essa semana voltando pra casa ao meu lado passou um carro de um Cat Shop... achei estranho porque nunca tinha visto isso em Curitiba, mas depois pesquisei e existe em vários lugares e há um bom tempo.

Logo veio na minha mente a ideia de escrever algo sobre a Teoria da Cauda longa e como o mercado de nichos ajuda e muito a estreitar o relacionamento com o cliente.

Para quem nunca ouviu falar na teoria, segue abaixo a capa do livro e o link para um "demo" e-book, com possibilidade de um gosto da leitura.





Este é um livro muito interessante que fala sobre fragmentação de mercado e como encontrar nichos (mercados) ainda não explorados e lucrar com eles. O livro dá alguns exemplos como: Apple, Google, Amazon, etc.



O Livro não está completo, tem algumas páginas retiradas, mas dá pra ter uma boa ideia sobre o assunto.  Veja aqui!

Resumindo a ideia, o autor descreve a busca por mercados (nichos) não explorados de mercado e que existem muitas oportunidades de mercado, na imagem abaixo vemos um exemplo gráfico disso.



Quanto mais comum o produto, a empresa entra em um mercado de massa, com muitos concorrentes e pouca rentabilidade.

Voltando a ideia do Cat Shop e do relacionamento com clientes, vemos que é um mercado menor que os Pet Shops a casas agropecuárias de ração. Mas em compensação é um nicho pouco explorado e com alto potencial de lucratividade.

Se imaginar que tem um gato e leva ele em um Pet Shop, existem muitos clientes, produtos, animais, e pouca variedade do que interessa para você e seu gato.

Agora em um Cat Shop é tudo voltado para ele, as pessoas entendem muito mais de gatos, os produtos são somente para gatos, o público são pessoas que AMAM gatos e esse público tende a gastar mais com os animais.

Isso é ótimo em relacionamento com clientes porque existe um interesse maior e a proximidade com as pessoas permite um maior contato e porque não vender mais!

Mas não se iluda em VENDER somente, é preciso saber o momento certo. Educar e estimular os clientes a conversarem com você, mostrar coisas novas e descobrir o que eles precisam.

Nesse caso sua chance dos clientes comprarem mais coisas é muito grande por alguns motivos:

1 - Eles conhecem você e sabe o quanto você se preocupa com ele e os animais,a final você é um EXPERT! 

(Pessoas confiam mais em especialistas).

2 -Você conhece o cliente e sabe quando e como oferecer o produto a ele. Não incomoda o cliente; (desde que faça sua lição de casa com Gestão de Clientes);

(Conhecer a necessidade do cliente).

3 - Pode estreitar o relacionamento, reforçando a marca na mente dele! 

(O cliente tem maior aceitação a contato e informações enviadas pelas empresas, como por exemplo e-mail marketing inteligente e de conteúdo).

Deixe seu comentário sobre algum mercado de nicho e sua experiência.

Demonstração de Conteúdo CicloCRM Premium

Nenhum comentário:

Postar um comentário