Como tirar proveito de e-mail marketing!

Uma ação simples e ao mesmo tempo com muita relevância é o uso do e-mail marketing.


Essa ferramenta tem um custo baixo e retorno de informações muito importantes sobre os clientes.


Hoje existe várias ferramentas gratuitas como MailChimp, E-goi e muitas outras.

O interessante da ferramenta é que ela permite um conhecimento a mais sobre seu cliente.

Um grande exemplo disso é o uso de links dentro de uma mensagem, segmentada por tópicos, com isso é possível analisar o comportamento dos consumidores e identificar gostos e preferências.

Eu mesmo utilizo o e-mail marketing e recomendo algumas dicas;

1 - Não compre listas! Construa! Comprar listas significa que você tem mais chance de incomodar do que ter algum sucesso. Muitas empresas ainda querem usar e comprar listas, mas partindo de CRM você deve construir a sua aos poucos a partir de contatos, parceiros e indicações.

2 -  Faça vários tipos de testes com tipos de layouts, cores, textos e imagens até chegar em algo que seja interessante ao seu assinante.


3 - Siga as normas da ABEMD e permita a possibilidade de excluir a assinatura quando desejar.

4 - Acrescente informações das suas newsletter no seu CRM. A cada interação com o cliente, analise os cliques e identifique um padrão ou interesse das pessoas ao longo do tempo. Horário de abertura, quantidade de cliques, tipos de links clicados e muito mais. Cada ferramenta permite analisar vários tipos de informações!

5 - Seja constante - Envie sua newsletter de tempos em tempos, de preferência com período definido. Semanal, quinzenal.

6 - Utilize durante um período longo - Não existe milagre nem resultado rápido, E-mail marketing é uma arte, um relacionamento longo que leva tempo para ter resultados, mas é uma ótima aposta. Invista nisso.

7 - Limpe sua lista - Nem todo mundo que assina sua lista, vai continuar lendo...as pessoas esquecem, desistem ou até mesmo mudam de interesse. Se a pessoa não abre as mensagens, reveja o tipo de mensagem ou exclua ela da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário