Tipo de Cliente - Cliente Único ou "segmento de um"

Vamos saber um pouco mais sobre o tipo "Cliente único".


O Cliente único é aquele que deseja algo de maneira individual, um produto cada vez mais personalizado, sem que isto gere um aumento relevante no preço ou demore mais no prazo de entrega.

Podemos perceber isso facilmente no caso da Netshoes onde as chuteiras são personalizadas, em parceria com o fornecedor tem o nome do jogador gravado. A opção de personalizar a chuteira é vista com bons olhos pelos clientes como um diferencial na hora da compra.



Esta opção representa um alinhamento com as necessidades e desejos dos clientes.

Este é um bom exemplo de segmentação de mercado, onde o produto passa a ser cada vez mais único e direcionado para o desejo do cliente ao ponto de fazer algo sob medida para cada cliente.

Devemos considerar que não deve existir um preço elevado, mas sim compatível onde a troca de dinheiro é justa pelo serviço prestado.




Essa personalização já é realidade ha algum tempo, as montadoras de automóveis já fazem isso pela internet onde o comprador escolhe os opcionais, acessórios, cor e configurações do carro.





Em outros mercados existe a possibilidade de se personalizar um tênis ou a camiseta de corrida, como no NikeID.COM, onde o consumidor escolhe o modelo, cor e recebe a mercadoria em casa, com um acréscimo em torno de 15% do valor normal, o que justifica a personalização.



A Brastemp oferece personalização de cor, funcionalidades dos modelos de geladeira, fogão e lava-louças.



Em outros casos como a personalização de um rótulo de vinho ou até o nome gravado no sabonete hoje em dia já se pode personalizar o que desejar... Link


O que é de se pensar é por que motivo muitas organizações ainda não aderiram ou exploraram esta possibilidade com seus consumidores. 

Acredito que a palavra PARADIGMA represente muito para a acomodação destas empresas. Fica a questão entre ter um produto comoditizado em que as empresas brigam em uma guerra de preços ou a competição saudável por produtos altamente personalizados consideram a segmentação.


A CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA chegou para mudar o modo de vender!

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