Faça a Gestão de Clientes no seu negócio em 4 passos!



O primeiro passo para fazer a gestão da sua carteira de clientes é: IDENTIFICAR!

É extremamente importante identificar seus clientes. Não é possível estabelecer uma relação duradoura com alguém que não conhecemos.

Precisamos “conhecer” os clientes individualmente, com o maior número de detalhes possível e ser capaz de reconhecê-los em toda parte, seja quando ele liga para a empresa, manda um e-mail, posta algo no twitter ou facebook.

Se a empresa não tem uma forma de identificar os seus melhores clientes, ela não está preparada para o mercado. Como você quer ter mais clientes, vender mais se não sabe quem é seu cliente e o que ele precisa?

Para o varejo, por exemplo, o processo de identificação pode exigir algum tipo de programa para o comprador freqüente, projetado para incentivar o cliente a “levantar a mão” e identificar-se todas as vezes
que ele vier à loja.  Pode ser um cartão de fidelidade ou desconto.

No caso de uma empresa que negocia com outras empresas, a identificação pode ser mais ampla e saber os nomes de pessoas e posições específicas dos executivos da organização do cliente que podem influenciar ou decidir a compra.

Esta ação com o cliente permite obter dados como:

- Informações
- Preferências
- Comportamento de compra
- Histórico de interações com a empresa

Dedique tempo para capturar as informações do cliente e as analise!



Um comentário:

  1. Anderson você traz uma questão que é indispensável para conseguir resultados bem sucedidos: Conhecer ao cliente Eu faço treinamento de atendimento e tenho desenvolvido um treinamento que visa o atendimento a partir do conhecimento da Diversidade. Tenho percebido como as empresas (mesmo pequenas e medias empresas) insistem num atendimento sem identidade, genérico basicamente. O desconhecimento e o desinteresse (o que é pior ainda) por entender os diferentes nichos de cliente provoca mancadas continuas em todos os processos desde Marketing ate vendas ou atendimento final. Mais uma vez grato pela sua colocação. Joaquin Perez

    ResponderExcluir