Saiba mais sobre as características dos clientes e como cada tipo influencia sua empresa!

Em um mundo cada vez mais ágil e de fácil obtenção das mais variadas informações aliado a vontade dos clientes de interagirem com as empresas surgem novos tipos de clientes.

O CLIENTE TRADICIONAL é aquele que troca um valor financeiro por um produto ou serviço. Todos já conhecemos muito bem as características desse tipo de cliente, mas a cada dia surgem novos fatores que interferem no modo como agir com o cliente.

Para este tipo, a busca por preços menores ( inclui-se sites de busca como bondfaro, buscapé, peixe-urbano, etc)  faz com que as empresas busquem outras formas de diferenciação.

Uma segunda característica desse tipo de cliente é que a cada dia o cliente exige um aumento de valor relacionado ao produto, ou seja....quer perceber que compra algo melhor ou com mais benefícios.

E por fim, a terceira característica que influencia no processo é a comodidade\facilidade na compra.

Nessa comodidade cito:

  • A variação de canais de compra (loja ou e-commerce), atendimento ao cliente via SAC, Chat-online, visita em casa, pontos de venda, etc..
  • Experiência com o produto e avaliação - antes de comprar o cliente pode experimentar, testar, e conhecer as avaliações do produto pela utilização de outras pessoas.
  •  Informações disponíveis - Os clientes estão mais informados sim, querem e sabem mais, tanto na loja quando no contato com sites...
  • Agilidade na entrega dos produtos. A cada dia a rapidez faz a diferença na decisão de compra.
  • Formas de pagamento variáveis - as mais variadas possíveis e em inúmeras parcelas é um diferencial que os clientes levam em conta.
Meus amigos, diante de um simples tipo de cliente e o mais comum, podemos perceber as inúmeras variáveis que afetam o relacionamento empresa x cliente.

Qual a sua estratégia de negócio para atender e reter mais clientes TRADICIONAIS?

Na próxima postagem sobre tipos de clientes, conheceremos o tipo de cliente INDIVIDUAL ou ÚNICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário