A hora da verdade: o que acontece quando surge uma reclamação!

O que acontece na sua empresa quando um cliente reclama de algum serviço ou produto?

Seguem algumas dicas de como agir quando um cliente reclama:

Empatia com o cliente – veja o problema do ponto de vista de seu cliente, se coloque no lugar dele.

Reconheça que existe um problema – Diga que tem conhecimento do problema, agradeça a reclamação,  se desculpe pelo ocorrido e que isso será usado para melhorar o atendimento com os clientes.

Seja rápido – Não existe nada pior do que ficar na espera de uma solução. Seja um produto ou dinheiro devolva ou resolva a situação.

Demonstre confiança – Não obrigue o consumidor a trazer notas fiscais, documentos. Seu CRM deve ter os registros\dados\documentos, você já possui estas informações.

Simplifique a vida  – Não faça seu cliente repetir a reclamação ou dados para outro atendente, nunca preencher um formulário relatando o que já foi dito.

Seja gentil – Com a má impressão da empresa, a ultima lembrança que o cliente deverá ter de sua empresa deverá ser agradável, então, faça uma coisa  boa para ele cortesia, ligue para saber se ficou satisfeito com a solução, mande um cartão,  um brinde,  é a sua empresa que está em jogo.



2 comentários:

  1. As dicas são boas, mas infelizmente para certas empresas o cliente não está em primeiro lugar e preferem o desgaste na justiça para resolução do problema.

    ResponderExcluir
  2. As grandes empresas não tem o cliente como a peça principal do se negócio, mas apenas o lucro.

    ResponderExcluir