10 informações úteis que você precisa saber sobre CRM.

1 - CRM não é software, CRM é uma estratégia de negócios com foco no cliente! O software é uma ferramenta.

2 - Se você comprar um software de CRM, não quer dizer que terá garantia de sucesso. 70 % dos projetos de CRM falham por falta de planejamento e 60% não atingem os resultados esperados. Por isso o planejamento e a metodologia de Gestão de Clientes em um projeto de CRM são tão importantes e diminuem os riscos de insucessos.

3 - Ao começar um projeto de CRM, escute quem usará o sistema, consulte a opinião dos ususários finais, divulgue a idéia para os colaboradores. Por mais simples que pareça ser, muitas empresas não escutam os usuários finais, atendentes de help-desk e vendedores que são os utilizadores da ferramenta. As pessoas tem papel fundamental no sucesso do CRM!

4 -  Algumas vantagens do CRM são: Segmentação de clientes, controle de equipe, histórico de contato, automatização de tarefas, manutenção dos clientes, identificação do potencial de mercado, e centralização de informações. A principal vantagem e foco do CRM é a satisfação do cliente.

5 - Experiências dos clientes e informações das redes sociais hoje fazem parte de um CRM. Hoje em dia as redes sociais geram muitas informações importantes sobre os clientes que devem ser utilizadas para geração de oportunidades. Um bom software de CRM deve ter vínculo com as redes sociais.

6 -  Tenha um bom cadastro de clientes bom, atualizado, segmentado e com informações importantes sobre os clientes. O cadastro do cliente é a principal fonte de informação para atender bem e facilitar a vida do cliente.

7 - É muito provável que tenha que rever seus processos de negócio. O Jeito como você trabalha e atende os clientes. Levantamento de processos e melhoria é algo fundamental no CRM.

8 - Integre os departamentos da empresa. Todos devem ter acesso a informações centralizadas e de forma rápida.

9 - CRM é para o cliente, não para controlar equipe de vendas somente ou aumentar faturamento a curto prazo. CRM é foco no cliente!

10 - CRM deve ser utilizado para fim de melhorar a eficiência de processo de negócio. Melhorar o atendimento, reduzir despesas e investimentos desnecessários ou em época de crise. CRM é Metodologia + Software + Pessoas + Atitude = Resultado

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