Cuidado com sites de compra coletiva!


Mercado de compra coletiva já tem 246 sites no Brasil


A maioria desses sites novatos estão iniciando nas cidades de porte médio acima de 200 mil  habitantes.
Mas, nas grandes cidades, principalmente as capitais dos estados, novos sites de compra coletiva ainda estão surgindo com força. Isto mostra que há bastante espaço nos grandes centros.  A maioria se concentra nos mercados da capital e grandes cidades do interior do Estado de São Paulo. Não ficam para trás  cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Florianópolis, Recife e Fortaleza.

Agora vamos aos principais acontecimentos, problemas e reclamações.

Inúmeros problemas assombram os sites de compras coletivas. Para o consumidor e para o lojista. Fora o descaso e a falta de senso de negócio de “todos” eles.

Cupom vencido, atrasos na entrega, loja fechada… Confira casos que podem transformar seu negócio da China em dor de cabeça – e como superá-los.

Um levantamento feito pelo IDG Now! com base nos registros do site Reclame Aqui apontou 5,8 mil reclamações feitas contra cinco dos maiores sites – ClickOn, Peixe Urbano e Groupon/Clube Urbano, em compras coletivas, e Brandsclub e Privalia, em clubes de compra. Dessas, 522 – ou 8,9% do total, estavam sem resposta até a semana passada.
Pesquisas no Twitter por nome do site em serviços como o search.twitter.com também resultam em diversas reclamações, feitas por compradores insatisfeitos, principalmente com compras desfeitas e atrasos na entrega.
Se comparado ao total de cupons de desconto ou vouchers de compra que essas empresas afirmam emitir, são números modestos. No início de novembro, uma única oferta em um desses sites – sanduíche com sobremesa, no Peixe Urbano – atraiu mais de 30 mil compradores.
Na comparação com outros sites, no entanto, esses serviços podem em breve se tornar campeões de reclamações em comércio eletrônico. A Fundação Procon-SP, por exemplo, registrou em todo o primeiro semestre de 2010 2.737 atendimentos preliminares relacionados a compras pela Internet.
Principais dicas para não ter problemas:
1. Verifique a descrição a oferta - em muitos casos existem condições ou datas específicas para uso. 
2. Em alguns casos de serviços, na hora de utilizar tem ocorrido discriminação no atendimento.
3. Verifique se o estabelecimento existe mesmo.
4. Podem ocorrer atrasos e cancelamento do serviço, dois meses depois. Fique atento aos prazos.
5. O cupom pode perder a validade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário