CMR - Customer-Managed Relationships (Gerenciamento com o Cliente)


O cliente decide aonde ele quer ir , de que forma e o que precisa!



A tecnologia muda o mundo com uma rapidez incrível, assim como estratégias de negócios se adaptam a tecnologia.

Há 20 ou 30 anos lançaram o CRM (customer relationship management) como estratégia de negócios, recentemente muitas novidades foram adaptadas ao conceito e novos caminhos também.

Hoje apresento o conceito de CMR, antes o cliente era apenas um espectador, hoje ele passa a comandar muito mais a informação!

O CMR ou gerenciamento de relacionamento com clientes (CMR) é uma relação em que uma empresa utiliza uma metodologia, software e a capacidade da Internet para incentivar o cliente a controlar o acesso à informação.

CMR pode ser visto como uma alternativa ou abordagem possível de se incluir no CRM (customer relationship management).
Existem três aspectos do CMR.
1 ) A primeira é que os clientes devem possuir as suas próprias informações, incluindo o seu perfil, histórico de transações, bem como qualquer informação inferida como a história conjugal e até mesmo comportamento. 
2 ) O segundo aspecto é que os clientes devem ter acesso a essa informação em todos os departamentos. 
3 ) O terceiro aspecto é que todo o sistema deve ser projetado com as necessidades do cliente e sentimentos prioritários ou de peso igual a empresa precisa e deseja. CMR permite ao cliente definir a forma como eles se comunicam com a empresa, os serviços ou produtos que vai comprar, e como eles vão pagar por eles. 
Com os aspectos do CMR, podemos compreender que o cliente passa a comandar as informações e aonde ele quer chegar. 
Mas como isso ajuda a empresa?
Com as constantes mudanças, as empresas tem que aproveitar a informação como diferencial competitivo, analisar o mercado, os clientes e agir, desta forma pode ficar na frente de outros no mercado.
Segundo Peter Massey, em seu artigo “Introduction to CMR”, define o conceito de CMR em três coisas:
  • Uma habilidade para repensar, reinventar sua organização e seu conhecimento, de forma que isso esteja à disposição de seus clientes.
  • Ferramentas de gerenciamento disponíveis pela Internet, que são usadas pelos clientes para adquirir o que eles querem. 
  • Uma habilidade para reagir às informações geradas e usadas pelos seus clientes, com o intuito de aumentar a rentabilidade.

Desta forma, podemos concluir que o cliente terá mais poder de decisão e de adaptação das necessidades. Algumas empresas já oferecem a opção de escolha de planos de acordo com o desejado pelo cliente ou permitem como o contato com o cliente deve ser feito e que produtos o cliente quer receber informações. Cabe as empresas tornar a vida de seus clientes mais fácil e da maneira que eles acham melhor...

É o início de uma nova era na Gestão de Clientes! 
A cada dia uma novidade, sua empresa está adaptada para o CMR?

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