CRM na sua empresa. Passo 4: Personalizar o atendimento e produtos.

"A personalização consiste em usar o conhecimento adquirido sobre cada cliente
para personalizar os produtos e a forma de tratamento. "



Somente quando conseguimos que o cliente se comunique com a empresa é que percebemos como diferenciá-lo e tentamos fazer por ele o que os concorrentes não fazem. Então, adaptamos os produtos, mas o fazemos modificando ao mesmo tempo algo no comportamento, talvez no serviço, nas mensagens do site ou no faturamento. O segredo da adaptação total às necessidades do cliente é que o processo não começa do zero. Não se cria um produto ou serviço do nada, mas parte-se de um número finito de módulos.

Por exemplo, a um produto que possui três tamanhos diferentes agregam-se módulos que permitem oferecê-lo em 16 cores, com planos de pagamento alternativos e opções de serviço diferentes. Com base no feedback obtido do cliente, sabemos como combinar o tamanho com uma cor, um tipo de pagamento e uma modalidade de serviço preexistentes.
Talvez essa mesma combinação seja vendida a outro cliente ou a outros 150 mil, mas não criamos esse produto pensando neles, e sim num cliente particular.

 Um cliente sempre precisa se sentir valorizado e perceber que suas necessidades estão sendo supridas.

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