CRM: Quanto vale fidelizar seus clientes?



Muitas empresas acreditam que para fidelizar clientes existe um custo altíssimo em sistemas caros e gastos absurdos em propagandas, brindes e outros itens.


Poucos compreendem que o investimento na fidelização de clientes traz um retorno diretamente relacionado ao faturamento e ao aumento das vendas.
Fidelizar clientes não é tão somente entregar um cartão ao cliente e acumular pontos para milhas, troca de produtos, etc.


Existe um “algo a mais” na fidelização que somente pode ser percebido por empresas que sabem o quão importante é o cliente para seu negócio e o que ele pode oferecer como retorno para a empresa.


Imagine um hotel registra os gostos de seus clientes através de perguntas simples e histórico de visitas, na próxima hospedagem, o cliente ao chegar ao quarto percebe aquele chocolate preferido e o refrigerante bem gelado depois de um dia de trabalho.
Que o jornal habitual esta separado ao chegar para tomar o café, e entre os vários produtos aquela geléia que ele mais gosta e ainda por cima que perto do horário de sair seu carro foi deixado em local de fácil acesso para sair.


Você achou uma utopia tudo isso? Muito complicado de ser realizado... Se você já tem estas informações, sabe quando seu cliente vai chegar , qual o impacto dessas ações para seu cliente?


Dentre vários hotéis no qual costumo me hospedar em viagens, existe o costume sempre de preencher dados de cadastro, endereço, email, aniversário, etc..
Por incrível que pareça, até hoje somente um único hotel enviou uma mensagem de parabéns na data de meu aniversário.


Mas se todos os hotéis tem essa informação simples, porque nem todos a usam em seu favor.
Pense como você pode surpreender seu cliente!


Ele pode indicar seu negócio para mais pessoas. Seja criativo, faça um pouco mais do que seu cliente pode imaginar. Fazer seu cliente sentir se valorizado pode ser muito mais simples do que você imagina e ter um retorno muito maior do que você acredita.


Um cliente fidelizado não tem preço!

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